Foi dado o pontapé inicial para a realização da 5º edição do Brasil Design Week, que acontece entre os dias 5 e 7 de novembro, no Transamérica Expo Center, dentro da HSM ExpoManagement, em São Paulo.
De acordo com Roger Rieger, coordenador geral do evento, a edição deste ano terá como foco três plataformas, que têm como objetivo reforçar a conexão entre design e inovação. Uma delas é o Brasil Design Award, premiação realizada pela primeira vez, que pretende estabelecer referências de inovação para a categoria. Na ocasião, serão definidos o Gran Prix de Design, Agência do Ano, Designer do Ano, Cliente do Ano, Personalidade de Design do Ano e Veículo de Design do Ano, entre outros. Segundo o executivo, a ideia é premiar os melhores trabalhos brasileiros, além de destacar profissionais e até entidades que mais se dedicam à promoção do design no Brasil. O júri será composto por nove integrantes e um coordenador.
A outra plataforma será o Design Trade Show, área de exposição onde estarão os principais escritórios de design. As empresas poderão participar de duas formas: com estandes próprios ou por meio de apresentação virtual. O evento ainda vai contar com o Fórum Abedesign de Inovação, que promoverá palestras com importantes nomes do segmento — entre eles Walter Susini, da Unilever; Ken Robinson, especialista da área que fará o lançamento do livro “Out of our minds”; Stefano Marzano, da Eletrolux; e Tatiana Ponce, da Nivea.
Rieger afirmou que outra novidade deste ano é a área do evento que terá 650 m² — ano passado foram 500 m². Além disso, serão disponibilizadas cotas de patrocínio em formas de convênio master, especial, institucional e acadêmico. Para ele, o evento é uma ótima oportunidade para profissionais e empresas de todo o Brasil mostrarem seus trabalhos e se relacionarem com o mercado.
O Brasil Design Week é organizado pela Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) e deve ter mais de 40 estandes das empresas expositoras, além de contar com cerca de dez palestras já confirmados, que apresentarão cases e discutirão o design e a inovação, entre outros temas. A expectativa é atrair mais de 20 mil pessoas, entre empresários, profissionais, estudantes e formadores de opinião.
Ao todo, as edições anteriores do Brasil Design Week contaram com cerca de 150 expositores, 6.700 participantes, 80 empresas e um investimento que soma R$ 4 milhões. Só ano passado, as palestras registraram um público de 900 pessoas.