O Brasil é o país com o segundo maior número de inscrições no Cannes Lions Festival de Criatividade 2015. Só no Cannes Lions, as agências brasileiras têm 2.900 peças inscritas, atrás apenas dos Estados Unidos, que inscreveu nada menos do que 7.436 trabalhos. O mercado do Reino Unido ficou em terceiro lugar, com um total de 2.846 inscrições.

Concorrendo com 1.786 trabalhos, a Alemanha é o quarto país com mais inscrições, à frente da França, que tem 1.583 peças e fecha o top 5. Em sexto lugar, aparece a Austrália, com 1.404. Completam o top 10 Japão (1.169 inscrições), Espanha (8º lugar com 1.041 peças), Canadá (em 9º com 949 trabalhos inscritos) e Índia, que tem 945 peças.

Quando somados os novos festivais, Lions Health e Lions Innovation, o total de peças inscritas pelas agências brasileiras chega a 3.117, mantendo a posição do país de segundo maior competidor, atrás apenas dos EUA (com 8.150 trabalhos). No Lions Health, o Brasil inscreveu 185 trabalhos no total (171 na categoria Health and Wellness e 14 em Pharma). Já no Lions Innovation, foram 32 ao todo (23 em Creative Data e nove em Innovation).

No entanto, a crise econômica do país afetou o mercado publicitário. As agências brasileiras inscreveram menos 9% este ano do que na edição anterior, quando foram 3.419 peças. Já o mercado norte-americano aumentou o número de inscrições em 2015.

Recorde

Este ano, o Cannes Lions ultrapassou pela primeira vez a marca de 40 mil inscrições e bateu recorde. O festival recebeu 40.133 trabalhos, somando as peças inscritas nas três competições, Cannes Lions, Lions Health e Lions Innovation. Em 2014, foram 37.427 trabalhos participantes (um crescimento de 7,3%).