O Brasil foi o terceiro país mais premiado em 2014 pelo Gunn Report, tradicional relatório criado pelo publicitário Donald Gunn e que avalia o desempenho de agências e trabalhos nos principais festivais de propaganda do mundo. O país ficou atrás apenas de Estados Unidos e Inglaterra, nessa ordem.
Um dos destaques brasileiros foi para a campanha “Letras”, da Leo Burnett Tailor Made para a Fiat, que lidera entre as mais premiadas na área de Print/Out of Home, ao lado de “Guinness Draught In A Bottle, ‘Un-Cinq’ campaign”, da BBDO Proximity de Cingapura para a cerveja Guinness.
Entre as agências, lideram o ranking de 2014 a sueca Forsman & Bodenfors, seguida da Dentsu Tokyo e da adam&eveDDB, de Londres. Entre as 10 primeiras aparecem três brasileiras – Ogilvy & Mather em quinto, AlmapBBDO em sexto e Leo Burnett em oitavo. A operação sueca e a japonesa Dentsu também ocupam os dois primeiros lugares entre as agências digitais, onde a Ogilvy Brasil aparece em quinto. Já em relação ás redes, BBDO, DDB e Leo Burnett ocupam o pódio da publicação.
O principal motivo da liderança da Forsman & Bodenfors são os trabalhos criados para a Volvo – “The Epic Split” e “Live Test Series” –, que trazem o ator Jean-Claude Van Damme abrindo um espacate entre dois caminhões. “The Epic Split” lidera entre os filmes e ocupa a segunda posição entre os mais premiados do ambiente digital – atrás de “Sound of Honda – Ayrton Senna 1989”, da Dentsu Tokyo para a Honda. Enquanto “Live Test Series” aparece à frente na categoria “All Guns Blazing” – que tem “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett Tailor Made para a ABTO, em segundo. A área contempla campanhas integradas.
A campanha da Leo ainda aparece em oitavo lugar entre as mais premiadas de 2014 no âmbito geral. A liderança é para “Sound of Honda – Ayrton Senna 1989”, seguida de “Sorry I Spent It On Myself”, da adam&eveDDB para Harvey Nichols Christmas.
Um dos trabalhos mais destacados do mundo em 2013, “Retratos da real beleza”, da Ogilvy Brasil para Dove, continuou acumulando troféus no ano passado. Ela foi a quinta campanha mais premiada de 2014, a quarta se for contado especificamente o ambiente digital e a oitava entre os filmes.
Entre as produtoras mais premiadas do mundo está a Paranoid, em sexto, que tem operações no Brasil e Estados Unidos. Lidera a categoria a MJZ (EUA), seguida de Folke Film (Suécia) e Outsider (Reino Unido). Já em relação aos anunciantes, três montadoras ocupam as primeiras posições – pela ordem, Volvo, Volkswagen e Honda.