Nesta sexta-feira (2), a ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) e a Pact (Producers Alliance for Cinema and Television), aliança de produtores de cinema e TV do Reino Unido, assinaram, durante a segunda edição do RioContentMarket, um protocolo de cooperação e coprodução audiovisual que servirá como ferramenta de promoção e desenvolvimento da produção audiovisual entre os dois países.
O acordo foi firmado pelo presidente da ABPITV, Marco Altberg, e o diretor executivo da Pact, John McVay. A colaboração é assinada em conjunto com a SAv/MinC (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) e o British Council, representadas na ocasião por Thiago Cremasco, coordenador geral de inovação, convergência e plataformas da SAv/MinC; Eduardo Valente, assessor internacional da Ancine; e Jim Scarth, diretor do British Council no Brasil. Com a vigência da Lei 12.485/2011, os produtores brasileiros caminham para o mesmo patamar de desenvolvimento alcançado pelos britânicos.
O protocolo de colaboração assinado nesta manhã tem por base o Memorando de Entendimento entre o Brasil e Reino Unido, sobre o Intercâmbio e Cooperação Cultural datado de junho de 2011. A ferramenta irá contemplar as esferas de coprodução audiovisual e intercâmbio técnico-profissional. A aproximação das duas entidades abrirá um canal de comunicação para troca de experiência entre os produtores dos dois países e unir esforços para avançar as tratativas para que Brasil e Reino Unido firmem um acordo oficial de coprodução internacional para ampliar seu intercâmbio cultural e comercial.
A Inglaterra é um dos mercados-alvo da indústria audiovisual brasileira e um modelo a ser seguido. No Reino Unido, a Lei de Comunicações de 2003 exigiu que todos os canais abertos reservassem no mínimo 25% de seu tempo de transmissão para “uma variedade e diversidade de produções independentes”. Em 2009, o horário nobre da TV britânica chegou a ter 50% de produções independentes nos chamados programas originais – isto é, programas inéditos feitos pela própria emissora ou por produtores independentes, o que ajudou a alavancar a produção dos conteúdos nacionais britânicos.
O Pact veio ao Rio de Janeiro a convite da ABPITV para o RioContentMarket, com uma delegação de 18 produtoras do Reino Unido. Durante os três dias do evento, os representantes da entidade e seus produtores tiveram encontros com os produtores associados à ABPITV e fizeram apresentação de painéis para o público do evento, além de rodadas de negócios exclusivas para intercâmbio técnico-profissional entre produtores e a discussão de parcerias.