O Gunn Report apresenta Cases for Creativity 2014, um estudo que identifica as campanhas que ganharam tanto o Cannes Gold Lion de criatividade quanto o 2014 Gold Effie. As doze campanhas divulgadas recebem essa marca d’água de realização, mostrando a capacidade de gerar resultados extraordinários quando o assunto é criatividade.
O Brasil aparece duas vezes na lista, com a campanha “Enterro do Bentley”, criada pela Leo Burnett Tailor Made para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e “Os últimos desejos da Kombi”, desenvolvida pela AlmapBBDO para a Volkswagen.
Também estão na lista as agências BBDO, BETC, Leo Burnett, Mayo Publicidad, McCann, Ogilvy & Mather, Saatchi & Saatchi e TBWA, campanhas da Argentina, Australia (x2), France, New Zealand (x2), Peru (x2), UAE e USA.
“A eficácia continua a desafiar a categorização da mídia, mas a única coisa que este grupo diverso de ideias tem em comum é que as pessoas estão aptas a compartilhá-los. E só as ideias criativas mais envolventes e executadas pelas pessoas mais talentosas serão compartilhadas”, explica o autor do estudo, James Hurman, fundador de consultora de inovação Auckland.
Confira a lista.
1. “A Boy And His Atom” for IBM by Ogilvy & Mather, USA
2. “Baby&Me” for Evian by BETC Paris, France
3. “Bentley Burial” for Brazilian Association of Organ Transplants by Leo Burnett Tailor Made, Brazil
4. “Catch a Million” for DB Breweries by Saatchi & Saatchi, New Zealand
5. “Dumb Ways to Die” for Metro Trains Melbourne by McCann Melbourne, Australia
6. “Happy ID for Coca-Cola” by McCann Erickson, Peru
7. “Mistakes” for New Zealand Transport Agency by Clemenger BBDO Wellington, New Zealand
8. “Potable Water Generator” for Universidad de Ingeniería y Tecnología by Mayo Publicidad, Peru
9. “Share A Coke” for Coca-Cola by Ogilvy & Mather Sydney, Australia
10. “The 1000 Miles of Luca” for Consejo Publicitario Argentino by TBWA, Argentina
11. “The Autocomplete Truth” for UN Women by Memac Ogilvy – DXB, United Arab Emirates
12. “The Unlaunch of the Volkswagen Kombi” for Volkswagen by AlmapBBDO, Brazil
https://www.youtube.com/watch?v=FPNfZoqJu9c