O Brasil conquistou 17 Leões no segundo dia do Festival de Cannes, após as avaliações das tracks de Craft (categorias Film Craft, Digital Craft e Industry Craft) e Entertainment (Entertainment Lions, Entertainment Lions for Sport e Entertainment Lions for Music). Somando-se aos resultados revelados no primeiro dia (Outdoor, Print&Publishing, Design, Pharma e Health&Welness), o país já soma 41 Leões no Cannes Lions.
Na comparação com 2018, considerando as 11 categorias já avaliadas – e com a ressalva de que o Entertainment Lions for Sport tem sua primeira edição em 2019 – o Brasil fecha o segundo dia com sete Leões a menos que os 48 concedidos nas áreas no ano passado. No primeiro dia, a diferença estava em dez Leões.
A maior variação positiva no segundo dia foi em Industry Craft, onde o país sai de Cannes com 8 Leões, contra 3 do ano passado. O destaque negativo foi Digital Craft, onde os cinco Leões do ano passado se transformaram em apenas 1 nesta edição.
Dentre os 17 troféus da terça-feira, foram distribuídos 1 Grand Prix, 4 Ouro, 4 Pratas e 8 Bronzes. Na soma dos dois primeiros dias, já são 1 Grand Prix, 4 Ouros, 11 Pratas e 25 Bronzes, totalizando os 41 Leões.
A agência brasileira mais premiada em quantidade de Leões até o momento segue sendo a Africa, com 6 Leões, sendo 2 pratas e 4 bronzes. A VML Y&R tem 4, com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes, junto com a AlmapBBDO, com 4 (1 Prata e 3 Bronzes).
Com três Leões, a AKQA se destaca na importância dos metais, com 1 Grand Prix, 1 Prata e 1 Bronze. Outra com três é a BETC/Havas (2 Pratas e 1 Bronze). Seis agências possuem dois Leões: Artplan (1 Ouro e 1 Bronze), Wunderman Thompson (1 Ouro e 1 Bronze), David (1 Prata e 1 Bronze), Grey (1 Prata e 1 Bronze), NBS (1 Prata e 1 Bronze), e Tech and Soul (2 Bronzes).
Com um Leão, o destaque é a Wieden+Kennedy , com Ouro. A McCann Health tem Prata e o grupo do Bronze tem Leo Burnett, Z+Havas, GTB, Ogilvy, FCB, Talent e CP+B.
O Cannes Lions já distribuiu 12 Grand Prix em 11 categorias, para:
1) “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Outdoor)
2) “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar (Print&Publishing)
3) “Creatability”, do Google Creative Lab para Google (Design)
4) “Breath of life”, da McCann Health China para GSK (Pharma)
5) “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea (Health & Welness)
6) “Address the future”, da Virtue Copenhagen ara Carlings (Digital Craft)
7) “Resolve (Myanmar)”, “Rigor (Taxes)”, “Courage (Mexican Spyware)”, “Perseverence (Immigration)”, Fearlessness (ISIS)”, da Droga5 para The New York Times (Film Craft)
8) “Just do It HQ At the Church”, da Momentum NY e Canadá para Nike (Industry Craft)
9) “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Entertainment Lions for Sport)
10) “Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues (Entertainment Lions for Music)
11) “This is America”, da Doomsday para Childish Gambino (Entertainment Lions for Music)
12) “5B”, da UM Studios NY para Johnson&Johnson (Entertainment Lions)
AGÊNCIAS |
GRAND PRIX |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
AFRICA |
2 |
4 |
||
VMLY&R |
1 |
1 |
2 |
|
ALMAPBBDO |
1 |
3 |
||
AKQA |
1 |
1 |
1 |
|
BETC HAVAS |
|
2 |
1 |
|
WUNDERMAN THOMPSON |
1 |
|
1 |
|
ARTPLAN |
1 |
1 |
||
NBS |
1 |
1 |
||
DAVID |
1 |
1 |
||
GREY |
1 |
1 |
||
TECH AND SOUL |
2 |
|||
WIEDEN+ |
|
1 |
|
|
McCANN HEALTH |
1 |
|
||
OGILVY |
1 |
|||
FCB |
|
|
|
1 |
GTB |
|
|
|
1 |
CP+B |
|
|
|
1 |
LEO BURNETT TM |
|
|
|
1 |
Z+ HAVAS |
|
|
|
1 |
TALENT MARCEL |
|
|
|
1 |
Resumo das categorias do segundo dia (18/06):
Digital Craft:
Inscrições: 797
Prêmios no total: 23
Grand Prix: “Address the future”, da Virtue Copenhagen ara Carlings
Brasil: 1 Bronze (1 NO TOTAL)
“Trending botics”, da FCB Brasil para Congresso em Foco
Film Craft:
Inscrições: 1924
Prêmios no total: 78
Grand Prix: “Resolve (Myanmar)”, “Rigor (Taxes)”, “Courage (Mexican Spyware)”, “Perseverence (Immigration)”, Fearlessness (ISIS)”, da Droga5 para The New York Times
Brasil: 1 Ouro e 1 Bronze (2 NO TOTAL)
“Astronault”, “Garage”, “Skier”, “Boy Scouts” e “City”, da Wieden+Kennedy SP ara Lacta5Star (Mondelez) – OURO
“The Beatbox Catalogue”, da Artplan para Etna – BRONZE
Industry Craft:
Inscrições: 1697
Prêmios no total: 41
Grand Prix: “Just do It HQ At the Church”, da Momentum NY e Canadá para Nike
Brasil: 1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes (8 NO TOTAL)
“Black Box”, da Wunderman Thompson para Faculdade Zumbi dos Palmares – OURO
“The 9´58 Biography”, da BETC/Havas para Puma – PRATA
“The 9´58 Biography”, da BETC/Havas para Puma – PRATA
“Let´s Summer”, da AlmapBBDO para Alpargatas – PRATA
“Let´s Samba”, “Let´s Carnival”, da AlmapBBDO para Alpargatas – BRONZE
“Drink with this Poster”, “Pirarucu”, “Jibóia, da AlmapBBDO para Guaraná Antarctica – BRONZE
“110 Years of the Striding Man”, da CP+B para Diageo – BRONZE
“The pan”, “The broom”, “The Pillow”, “The Heels”, da Wunderman Thompson para Avon – BRONZE
Entertainment Lions for Sport
Inscrições: 702
Prêmios no total: 29
Grand Prix: “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike
Brasil: 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze (3 NO TOTAL)
“E-Quality”, da VML Y&R para Vivo – OURO
“Blind Passion”, da NBS para Flamengo – PRATA
“Distracted goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber – BRONZE
Entertainment Lions for Music
Inscrições: 391
Prêmios no total: 14
Grand Prix: “Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues
Grand Prix: “This is America”, da Doomsday para Childish Gambino
Brasil: 1 Grand Prix, 1 Ouro e 1 Bronze (3 NO TOTAL)
“Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues – GRAND PRIX
“Mistaken love song”, da Artplan para Federal Government of Brazil – OURO
“See the music”, da Talent Marcel para OSESP – BRONZE
Entertainment Lions
Inscrições: 830
Prêmios no total: 27
Grand Prix: “5B”, da UM Studios NY para Johnson&Johnson
Brasil: 0