A ligação do público brasileiro com as redes sociais continua com crescimento exponencial, devendo colocar os internautas do país como um terço do total de usuários dos canais de social media da América Latina até o fim de 2013. De acordo com levantamento do eMarketer, o ano terminará com 78,3 milhões de brasileiros utilizando algum dos canais disponíveis, como Twitter, Facebook e Instagram, o que corresponderá a 79% do número total de usuários de internet no país.
O crescimento, em relação a 2012, é de cerca de 18,4%, quinto maior índice global de avanço das mídias sociais. Segundo o estudo, o único elemento que pode frear o avanço é a já altíssima penetração das redes no Brasil, frente aos usuários de internet – que deve evoluir para 89,2% até 2017, quando o crescimento em relação ao ano anterior será de 5,5%. Porém, o relatório destaca que o número de internautas no país é atualmente de apenas 50% da população e que, com seu aumento, os integrantes de redes sociais devem subir proporcionalmente.
Presença x engajamento
Analisando a relação entre a presença do público nas redes sociais e sua ligação com as marcas, um estudo da consultoria Gauge ressalta que não há uma ligação que garanta proporcionalidade. Segundo o levantamento, menos de 17% dos usuários brasileiros no Facebook – considerando aqueles de 26 anos ou mais, 54% do total – dizem gostar do conteúdo de humor postado nas páginas comerciais, aquele considerado de maior engajamento nos sites sociais.
Por sua vez, o eMarketer relembra um estudo da eCRM123 que indica a relevância que os usuários dão pela assistência que os anunciantes podem oferecer pelas mídias sociais. O documento mostra que 94% do público aprova a ideia. Outra proporção positiva é referente à aquisição de produtos e serviços pelas redes. Entre os entrevistados, 77% se mostraram suscetíveis a concretizar compras e negociações gerais via social media.