Em meio a um cenário favorável, com o mercado de games cada vez mais em alta, começou nesta quarta feira (8), em São Paulo, o Brasil Games Show. Com a expectativa de receber mais de 250 mil visitantes até domingo (12), a feira, considerada a maior do segmento da América Latina, conta com a presença das maiores empresas de games do mundo, que apresentam os principais jogos e lançamentos do ano. Entre as novidades estão o Just Dance 2015 e Assassin’s Creed Unity, da Ubisoft, Resident Evil: Revelations 2, da Capcom, além de LEGO Batman e Dying Light, da Warner.
Segundo Marcelo Tavares, diretor e idealizador do BGS, a meta da feira é receber um número maior do que em edições anteriores. Segundo ele, o evento, que é realizado anualmente na capital paulista, cresceu 40 vezes, nos últimos cinco anos, assim como o mercado, que apesar da desaceleração da economia, continua em alta. Ele lembrou que de janeiro a junho de 2013, a procura por jogos cresceu 15,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da consultoria GfK. O faturamento cresceu 21,2%.
Ainda segundo ele, para a edição deste ano, foram tomadas algumas medidas com o objetivo de fomentar negócios para a área, durante a realização do evento. Uma delas foi a disponibilização do sistema de matchmaking, cuja ferramenta permite que as empresas possam interagir e agendar reunião.
Atualmente, o Brasil representa US$ 1,5 bilhão do mercado digital de games. Esse número significa 34% de todo o mercado da América Latina, segundo levantamento da Super Data. A venda de consoles no Brasil deve apresentar 14% de crescimento em unidades vendidas, em relação a 2013. O incremento tem como base os produtos fabricados localmente e o lançamento de novas gerações. Já a migração de vendas para a geração atual de consoles fará com que o faturamento cresça até 32,6%