O El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quarta-feira (6) os vencedores de sete categorias: Produção Gráfica, Produção Audiovisual, Produção de Áudio e Som, PR, Gráfica, Direto, Experiência de Marca & Ativação.
Juntas, as sete competições somavam 342 finalistas, sendo 118 do Brasil. No primeiro dia da 22ª edição do evento, o país conquistou 90 troféus (1 Grand Prix, 13 Ouro, 37 Prata e 39 Bronze), além de revelar a Melhor Ideia Local.
O único Gran Ojo (como os Grand Prix são chamados no festival) brasileiro foi para a Artplan e a produtora de som Play it Again, na competição El Ojo Produção de Áudio & Som, com “The beatbox catalogue”, para Etna.
Os demais GPs foram concedidos para cases de Argentina, Espanha, Peru e Estados Unidos (hispânico):
– Produção Audiovisual: “Robot”, da Geometry Argentina para Hoyts General Cinema de Argentina/Cinemark, com filme produzido pela Primo, com direção de cena de Nico Perez Veiga, da Argentina.
– Gráfica: “Cumpleaños”, da Lola Mullen Lowe para Burger King Espanha, da Espanha.
– Produção Gráfica (dois ganhadores): “The gun violence history book”, da FCB Chicago, para Illinois Council Against Handgun Violence, inscrito como Estados Unidos Hispânico; e “Uma fotografia irrepetible?”, da FCB&FiRe Spain, para Trapa Chocolates, da Espanha.
– Experiência de Marca & Ativação: “Perussian prices”, da Fahrenheit DDB para Supermercados Peruanos, do Peru.
– Direto: “Second Chances”, da Casanova//McCann, McCann NY & McCann Canadá, para Donate Life California, dos Estados Unidos (hispânico).
– PR: “The life saving soap operas”, da Circus Grey, para o Ministério da Saúde do Peru, do Peru.
Mercado brasileiro
Até o momento 22 agências do país foram contempladas: Africa, AlmapBBDO, DPZ&T, AKQA, Grey, Cheil, Tech and Soul, BETC/Havas, Z+, Y&R, GTB Brasil, Publicis, TracyLocke Brasil, F.biz, McCann Health São Paulo, Wieden+Kennedy, Wunderman, Propeg, Lew’Lara/TBWA, Artplan, SunsetDDB e Iris São Paulo.
As produtoras premiadas somam 18: Stink, Saigon, Cine Cinematográfica, Madre Mia, Primo, Zombie Studio, Cave, Pródigo Filmes, Paranoid, Fauna, Landia, Bandeira 8, Nomads, Alma11:11Audio, Play It Again Som&Imagem, Tesis, Loud, H.A.M/nyc, Quiet City Music+Sound.
Confira todos os 90 ganhadores brasileiros no primeiro dia do festival, em cada uma das sete categoria: Produção Gráfica, Produção Audiovisual, Produção de Áudio e Som, PR, Gráfica, Direto, Experiência de Marca & Ativação. Veja também o vencedor Melhor Ideia Local.
Em 2018, o primeiro dia do festival terminou com 60 prêmios para o país, porém em seis categorias.