Pelo andar da carruagem na área da saúde – e não é o caso da saúde financeira, ética ou fundamentalmente da saúde pública – o Brasil começa o Cannes Lions 2016 com um desempenho bem abaixo do registrado em 2015 na comparação de resultados do festival Lions Health, um dos quatro da programação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que começou neste sábado e termina no próximo dia 25, também um sábado.
Acontece dentro de alguns minutos, no Palais de Festivals, mais precisamente a partir de 18h30, no horário local de Cannes, a cerimônia de premiação do Lions Health, abrindo a temporada de Leões deste 2016 que chega à sua metade com fatos mundiais assustadores – de ataques terroristas na Europa ao cruel massacre na boate gay em Orlando nos Estados Unidos onde o processo de sucessão presidencial igualmente assusta.
O festival Lions Health está dividido em duas competições – Health & Wellness e Pharma. A primeira, de acordo com a organização do festival “celebra” a criatividade de comunicação para ações focadas no bem-estar pessoal e as estratégias para aproximar o consumidor dos serviços de tratamento de saúde e de outros produtos que não precisam de receita médicas ou que podem auxiliar em processos de auto-diagnose ou que estimula qualquer pessoa a cuidar mais dela mesma. Já a Pharma Lions, tecnicamente mais complicada, também “celebra” a comunicação em torno de laboratórios e serviços farmacêuticos, uma indústria, como todos sabem, altamente regulamentada em sua área de produção e, por tabela, em sua divulgação.
No ano passado, o Brasil foi um dos principais destaques mundiais em Cannes na competição de Health & Wellness do Lions Health. Ficou com 16 Leões, cinco de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Neste ano, há apenas um Leão de prata, que foi conquistado pela F.biz. Já em Pharma, o Brasil conquistou apenas um bronze no ano passado e leva para casa neste ano, quatro prêmios, um de ouro, dois de prata e um de bronze. Ou seja, independentemente da qualidade e do mérito dos Leões deste ano – prêmios mesmo em mínimas quantidades são sempre bem-vindos -, o Brasil começa o Cannes Lions com um significativo deficit numérico em relação ao ano passado: 16 contra 5.
A listagem dos cinco prêmios brasileiros do Lions Health pode ser conferida aqui no placar de Leões do hotsite do PROPMARK.
Confira o único Leão brasileiro de ouro, o case “Parkinsounds”, criado pela Havas Life São Paulo para o laboratório Teva Neuroscience:
O Palais abre suas portas amanhã para dar continuidade às avaliações e disputa por Leões. Além do Cannes Lions propriamente dito, que termina dia 25 e reúne 18 competições, entre elas as mais tradicionais como Film, mídia impressa (este ano rebatizada de Print &Publishing), Cyber, Direct, Radio Lions etc, Cannes tem ainda outros dois festivais paralelos em andamento que fazem parte do chamado Festival Internacional de Criatividade de Cannes: O Lions Innovation, que terá sua premiação no dia 22, com as competições Innovation e Creative Data; e o Lions Entertainment, com resultados no dia 24, uma novidade deste ano para abrigar cases de branded content em duas competições distintas, o Lions Entertainment (repetindo o nome do “subfestival” e o Lions Entertainment for Music.
Se o começo não foi promissor para se aproximar do número total de Leões brasileiros do ano passado, um total de 108, ainda há muito chão e competições pela frente, para o Brasil mostrar sua saúde em Cannes.
Leia mais sobre os cases ganhadores de Health & Wellness e Pharma Lions.