Este não foi o melhor ano para o Brasil no Festival of Media Latam (Fomla), realizado em Miami, de domingo (28) até esta terça-feira (30). O país conquistou apenas três prêmios, desempenho inferior em relação ao ano passado, quando as agências receberam seis. Havia somente oito cases brasileiros no shortlist, sendo que dois concorriam em duas categorias.
As peças premiadas foram: “Look at them” (#Olhaelas), da VML para Intimus (marca da Kimberly-Clark), que ganhou prata na categoria Collaboration award; “Ciranda 2017”, da mcgarrybowen para Natura, premiada com bronze em Best integrated campaign; e “Carnaval is better”, da J. Walter Thompson para Amstel, que também ganhou bronze em The creative use of media.
O México dominou a premiação. A MediaCom foi eleita a Agência do Ano e também levou o Grand Prix de Campanha do Ano com “Lo Chingon está aqui” para a Cerveza Victoria, um movimento criado para celebrar a faceta multicultural do México. A MediaCom também recebeu o GP de Rede do Ano.
Veja o GP:
Nos bastidores, a informação é que o Brasil inscreveu pouco e que as melhores peças do ano não chegaram ao festival, embora a delegação brasileira tenha aumentado e ultrapassado a barreira dos 100 delegados no festival em 2018.
O evento termina nesta terça-feira (30), quando ainda ocorre mais uma rodada de palestras, entre elas, a da brasileira Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Skol, que falará sobre a guinada da marca no painel “Como uma marca de cerveja está quebrando os códigos da categoria”.