O total gasto em publicidade no Brasil em 2013 será de US$ 90 por habitante, aponta uma pesquisa do instituto de pesquisa eMarketer. O país ocupa a 17ª posição do ranking que considera 40 mercados e está acima da média mundial, de US$ 73. Os Estados Unidos, que detém o maior mercado publicitário do mundo, ficam na quarta posição, com US$ 404 gastos por pessoa. A lista é encabeçada pela Austrália (US$ 582), seguida por Reino Unido (US$ 540) e Noruega (US$ 535).

Se consideradas somente as mídias digitais, os Estados Unidos passam à segunda posição, atrás apenas da Noruega. Nesse caso, o Brasil ganha uma posição, gastando US$ 26 por pessoa, ainda abaixo da média mundial, que nesse caso é de US$ 46. A América do Norte é a região que representa a maior fatia dos gastos globais com publicidade, sendo responsável por 35,7% do total. A região Ásia-Pacífico fica em segundo lugar, representando 27,7%.

Os norte-americanos também respondem pela maior parte da publicidade digital (39%), seguidos por Ásia-Pacífico (28,7%) e Europa Ocidental (24%). A América Latina responde por 3,5% deste total, mas com o esperado crescimento dos mercados emergentes, será responsável por quase 5% dos investimentos em publicidade digital em 2017.

O estudo da eMarketer foi realizado em parceria com a Starcom MediaVest Group e reuniu dados de 150 fontes de pesquisa sobre dados locais e análises de mercado.