Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo irá utilizar tablet em 2015, de acordo com dados divulgados pelo eMarketer. Isso representa quase 15% da população mundial e mais do que o dobro do número há três anos. Em 2018, a soma poderá chegar a 1,43 bilhão.

Essa é a primeira vez que o eMarketer faz projeções com o número de usuários de tablets em todo o mundo. O principal argumento é que o crescimento da população mundial usando tablet irá diminuir drasticamente em 2015 e continuará desaparecendo. É esperado um aumento de 17,1% no número total de usuários de tablet neste ano. Embora esse número seja relevante, não se compara às porcentagens de 2013 e 2014, com 54,1% e 29,1%, respectivamente. Em 2018, a taxa de crescimento para os novos usuários de tablets em todo o mundo será de apenas 7,9%.

Um fator significativo para esta desaceleração do aumento é a atual abundância dos mercados desenvolvidos. Como esses campos estão se aperfeiçoando, não se espera que o crescimento nos mercados emergentes tenha uma folga.

Três tendências influenciam a nossa perspectiva conservadora:

– Tablets continuam sendo itens de luxo, tanto da perspectiva dos gastos, como tempo de consumo de mídia;

– Tablets enfrentam maior concorrência dos smartphones e uma variedade cada vez maior de dispositivos conectados, incluindo phablets, wearables, TVs conectadas e dispositivos dedicados a jogos;

– O caso do uso dos tablets nem sempre é clara, particularmente em mercados onde smartphones e phablet são robustos;

“A natureza compartilhada de tablets e o aumento da concorrência com outros dispositivos conectados reduzem a probabilidade de que o público do tablet irá competir com a audiência de smartphones em todo o mundo”, disse Cathy Boyle , analista sênior da eMarketer .

A China será a líder mundial em termos de usuários de tablets em 2015, com mais de 328 milhões de residentes que acessam esses dispositivos, pelo menos, uma vez por mês. Isso representa quase um terço do total do mundo. Já os EUA ficarão com o segundo lugar, com menos de metade do número que a China tem.

Aqui estão quatro outros fatos importantes em cada um dos próximos quatro anos, na previsão da eMarketer para usuários de tablet no mundo inteiro:

2015: Brasil vai superar o Reino Unido e se tornará o quarto maior mercado.

2016: Indonésia vai entrar no top cinco, atingindo cerca de 38 milhões de usuários de tablet

2017: China terá mais de 400 milhões de usuários de tablet

2018: Cerca de 20% da população mundial irá utilizar tablet regularmente