O Brasil conquista um total de 25 prêmios no Festival Internacional de Língua Portuguesa, que acontece em Espinho. Desse total, quatro Grandes Prêmios, três em Mass Media e um em Cyber. As agências portuguesas totalizam 28 Sinos, nenhum GP.
A AlmapBBDO é o destaque brasileiro do evento, somando nove conquistas, incluindo dois Grandes Prêmios – de TV/Cinema, com o filme “Pensando Bem”, para Volkswagen e de mídia impressa, com a peça “Touareg (Lama)”, para o mesmo cliente. A agência brasileira também fica com cinco Sinos de Ouro e dois de Bronze. Além disso, a Almap leva um prêmio especial de melhor produção, com o comercial “Surf”, para Pepsi.
A Leo Burnett totaliza seis conquistas. Uma delas, o GP de outdoor, com “Gôndolas”, para Fiat. A Leo soma ainda um Sino de ouro, três de prata e um de bronze. A agência tamb+em leva um prêmio especial, para “Presidiário”, da Fiat.
A AgênciaClick e a Ogilvy levam para casa quatro prêmios cada. A primeira, comemora a conquista do Grande Prêmio na área de Cyber, com “Stillo Connect” para Fiat, além de um ouro e duas pratas. A Ogilvy & Mather fica com dois ouros, uma prata e um bronze. Já a Giovanni,FCB ganha um Sino de prata e outro de bronze.
Valéria Campos – de Espinho