Será realizada nesta semana, em Buenos Aires, Argentina, a 18ª edição do El Ojo de Iberoamérica, evento que vem se consolidando como o principal festival de criatividade das Américas e agrega também Espanha e Portugal. Com aproximadamente 4 mil peças inscritas em 22 categorias diferentes, o festival promete reunir o que foi produzido de melhor na publicidade da região desde o fim do ano passado até o momento.
Além dos prêmios, o evento aposta cada vez mais no conteúdo de palestras para atrair profissionais do mercado e disseminar informação relevante. Este ano, o “Ciclo de conferências internacionales” contará com palestrantes como Geoffrey Hantson, chief creative officer da agência Happiness e integrante do conselho criativo da FCB Worldwide; Rob Reilly, global creative chairman da McCann Worldgroup; Bob Greenberg, fundador y chairman da R/GA Worldwide; Nick Law, chief creative officer também da R/GA Worldwide; e Alexandre Okada, global creative director da Mullen Lowe Worldwide. Representando o Brasil, faz parte do time de palestrantes o sócio e fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes.
“Vamos reunir as mentes mais brilhantes da publicidade, do markerting, da inovação e do entretenimento. Esses criativos, que são referências em todo mundo, vão compartilhar seus pensamentos e suas visões sobre a indústria”, diz Santiago Keller, presidente do El Ojo. “O evento também oferece uma grande oportunidade para os profissionais do mercado fazerem networking e absorverem conteúdos que ajudarão a voltar melhores aos seus países”, acrescenta.
Júri e shortlists
Entre os jurados, 41 publicitários brasileiros ajudarão a escolher os melhores trabalhos em 16 categorias, três deles na posição de presidentes de júri. Paulo Sanna, VP e diretor criativo executivo da Wunderman, comandará o júri de mobile, uma das sete categorias em que o Brasil lidera a lista de finalistas com sete campanhas selecionadas. Já Hugo Rodrigues, CEO da Publicis & Salles Chemistri, presidirá a equipe de Vía Pública, equivalente à tradicional categoria Outdoor. O terceiro presidente de júri brasileiro é Giovanni Rivetti, sócio-fundador da New Content, que vai liderar a análise dos cases de branded content.
Outra categoria em que o Brasil sinaliza ser o favorito é em inovação, que já divulgou os finalistas. Dos 11 trabalhos do shortlist, quatro são brasileiros. A FCB aparece duas vezes, uma com “Boneca”, para a Nivea Doll, e a segunda com “Imprimir ajuda”, para a HP. A terceira é “Wifi que salva vidas”, da Leo Burnett para a Fiat, e a quarta é “Safe Key”, da Isobar também para a Fiat.
Ambição
Apesar de ser um evento regional, os organizadores têm se esforçado para colocar o El Ojo em um contexto de relevância mundial. A campanha deste ano, criada pela agência brasileira Santa Clara, utiliza de forma bem-humorada a personagem Chinchin, a cholita lutadora, para mostrar que ser reconhecido regionalmente é o primeiro passo para se tornar conhecido no mundo inteiro.
Com filme produzido pela O2 Filmes, a peça apresenta a história de uma típica boliviana que se inscreve no campeonato de luta fictício El Ojo Morado, que reúne os melhores lutadores da Iberoamérica, em referência aos publicitários que disputam os prêmios do festival. Em formato de minidocumentário – são quase três minutos de duração – o filme conta a saga da protagonista com cenários e características dos povos da América Latina. A lutadora boliviana, que chega desacreditada na competição, supera desafios e vence o torneio, ganhando de um brasileiro na final e se tornando uma heroína conhecida internacionalmente a partir de vídeos que viralizam na internet.
A campanha conta ainda com um game online no qual a personagem enfrenta criativos conhecidos na indústria publicitária da região, como os irmãos argentinos José e Joaquín Molla, líderes da agência la Comunidad, o colombiano José Miguel Sokoloff, presidente do conselho criativo do grupo Mullen Lowe, e o brasileiro Anselmo Ramos, fundador da David, que, apesar da nacionalidade latina, aparece no jogo representando a bandeira dos Estados Unidos.