O Brasil lidera o shortlist das categorias Tercer Ojo e Campanhas Integradas do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013. O júri, presidido por Rui Branquinho, vice-presidente de criação da Y&R, destacou 11 peças brasileiras entre os finalistas. A Argentina está em segundo lugar, com seis trabalhos. Depois vêm Espanha e Peru com quatro, seguidos por Colômbia e América Central e Caribe, com duas cada, e por fim aparecem Chile e Estados Unidos, com uma peça cada.
A Ogilvy & Mather tem o maior número de finalistas, com quatro peças, seguida pela JWT e Leo Burnett Tailor Made, empatadas com duas peças. A Loducca, a NewStyle e Santa Clara têm um finalista cada.
O festival também divulgou os finalistas das categorias El Ojo Conteúdo e El Ojo Sports, áreas julgadas em conjunto nas quais o Brasil também lidera o shortlist com oito peças, seguido pela Espanha (seis) e Argentina (cinco). A Ogilvy e a DM9 têm três trabalhos cada, seguidas pela Leo Burnett Tailor Made e Y&R, com um finalista cada.
O Brasil é o país com o maior número de peças inscritas no El Ojo de Iberoamérica 2013, com 1.272 trabalhos, de um total de 5.381 inscrições. O mercado brasileiro também lidera o shortlist em Gráfica e Rádio do festival, com 63 e 18 peças finalistas, respectivamente. O festival também divulgou os finalistas em Cine/TV, em que o Brasil está em segundo lugar, com 20 peças, atrás da líder Argentina, que conseguiu emplacar 44 trabalhos no shortlist (leia mais aqui).
O El Ojo, que será realizado entre os próximos dias 5 e 7 de novembro, em Buenos Aires, destaca os melhores trabalhos do mercado de comunicação publicitária na região ibero-americana. O Brasil tem 45 jurados no festival.