A mais antiga loja de departamentos do mundo, a parisiense Le Bon Marché Rive Gauche — controlada pela holding LVMH Moët Hennessy —, comemora 160 anos e realiza, como parte das comemorações, uma homenagem ao Brasil. Serão vendidos por lá produtos de diversas marcas nas áreas de vestuário, arte, design e gastronomia.
O projeto chama-se Le Brésil Rive Gauche e inclui 120 marcas participantes entre 6 de abril e 22 de junho. Entre elas estão Granado e Phebo — que terão cerca de 160 itens à venda por lá —, além da a marca de sucos Do Bem, que estarão localizadas no espaço Épicerie, destinado a produtos da alta gastronomia. A Do Bem será a única empresa brasileira do segmento de bebidas naturais a vender seus produtos no local, oferecendo toda sua linha de sabores: Água de Coco, Mate com Limão, Tangerina, Laranja e Uva. Vale destacar ainda a participação das marcas Adriana Barra, Shutz, Carla Amorim, Lenny, Osklen, Melissa e Lá da Venda.
O aniversário é um acontecimento. A marca Armani criou, por exemplo, a fragrância Rose d’Arabie, com partículas de ouro mixadas na fórmula, para comemorar os 160 anos da Le Bon Marché. Outra ação elaborada especialmente para a data foi a concepção de um documentário dirigido por Lic Prigent que conta a história da região onde foi criada a loja de departamentos, estrelado por Catherine Deneuve (assista aqui). Além disso, ela também aparece em dez ilustrações de autoria de Marjane Satrapi (autor de Persepolis), em locais próximos ao endereço do Bon Marché — imagens que também foram colocadas nas vitrines no final do ano passado (veja aqui). Um box em edição limitada de 160 exemplares com as criações de Satrapi foi posta a venda na loja por R$ 2,2 mil.
Outra novidade é que o Brasil será homenageado com uma exposição que reunirá três diferentes temas em perspectiva: “Brasil em paisagens”, de Pedro Varela; “Brasil em imagens” — a TV Globo vista por Bertrand Planes; e “Brasil homenageado”, por Vincent Fournier. Durante toda a duração da exposição — até 22 de junho até 22 de junho —, haverá no andar térreo o espaço “Viagem ao Brasil”, patrocinado pelos Hotéis Fasano e pela TAM.