O Brasil teve desempenho melhor no segundo dia de anúncios do D&AD Awards 2016, com a conquista de dez Lápis – somando os resultados de ontem (19), agora o país tem um total de 12 Lápis e ocupa a quinta colocação no ranking de países mais premiados, até aqui liderado pelo Reino Unido, com 53 Lápis.
A melhora do Brasil no ranking veio na manhã desta quarta-feira (20), quando foram anunciados, em Londres, os resultados das categorias Crafts For Advertising, Crafts for Design, Integrated and Innovative Media, Magazine and Newspaper Design, Creativity for Good e a nova categoria PR.
A AlmapBBDO foi a grande premiada do dia, com três lápis em Crafts: por “Cornering Lights”, para a Audi; por “Problems”, para a Bayer, e por “Tailor Made”, para a MAN América Latina. Já a Ogilvy se destacou com a ação “Mães Seguranças”, para o Sport Club do Recife, premiada em Creativity for Good e Integrated and Innovative – considerando o desempenho de ontem, a agência, assim como a Almap, soma três prêmios.
O Brasil também se destacou em PR, com três prêmios: para a NBS, pelo projeto “Animais Valiosos”, para a ONG Quatro Patinhas; para a FCB, pela Nivea Doll, da Nivea, e para a Grey, pelo “Aruba Image Bank”, para o Aruba Tourism Authority.
Por fim, a Leo Burnett e a LDC foram premiadas na categoria Creativity for Good, que abrange trabalhos de relevância e impacto social e correspondem ao Lápis Branco, pelas campanhas “Fila Solidária”, para o Clube Sangue Bom, e pelo aplicativo de doação de Nota Fiscal Paulista, o “NFScan”, respectivamente.
Ainda nesta manhã, o D&AD foi aberto ao público, para uma programação que inclui mais de 150 palestrantes, entre eles Sir Martin Sorrell, CEO do WPP. Os trabalhos do júri terminam nesta quinta-feira (21) e a distinção dos prêmios – Lápis Preto, Branco, Amarelo, Grafite ou de Madeira – será anuncia em maio, também em Londres.