A nona edição da pesquisa F/Radar, realizada semestralmente pela F/Nazca S&S com apoio operacional do Datafolha, destaca que a internet não teve grande crescimento no Brasil nos últimos três anos. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros com mais de 16 anos têm o costume de acessar a rede mundial de computadores, número apenas 4% maior que o mensurado em março de 2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

A presença de banda larga doméstica, porém, teve um salto importante no período, passando de 12% para 31% da população. Mesmo assim, o serviço ainda é relacionado às classes mais altas, já que 62% dos usuários são da classe AB, 22% na classe C e somente 4% na DE.

A pesquisa mostra também que a parcela de pessoas que acessam diariamente a internet subiu, nos últimos três anos, de 32% para 41%; e que o acesso móvel dobrou no período, chegando a 11% da população – com alta principalmente entre os menores de 24 anos.

A F/Nazca realiza o F/Radar desde o início de 2007. A nona edição da pesquisa, com levantamento realizado em abril, contou com 2.286 entrevistas em 145 municípios. O estudo completo pode ser encontrado no site da agência.