Na categoria Film Craft, o que vale é a arte na tela. A competição leva em conta mínimos detalhes, com uma certa dose de subjetividade, e esse ano, em que prevaleceram trabalhos com mensagens potentes de diversas questões que estão ocupando mentes e corações das pessoas no mundo, como a problemática dos refugiados, o GP da área foi para “Territory”, um curta-metragem descrito como “visceral e poético” filmado na Argélia, que conta a história de um retorno para a casa. O clipe foi considerado o melhor trabalho da área, brilhantemente realizado e recheado de simbolismos que o inserem com perfeição nos contextos tanto da premiação como da realidade atual. The Blaze são Jonathan e Guillaume Alric, dois primos que moram em Paris.

“Terminamos o julgamento à 1 da madrugada de hoje, e o Grand Prix foi unânime, não houve dúvidas.”, contou o presidente do júri de Film Craft,  Robert Galluzzo, Fundador e produtor executivo da Finch, da Australia. 

Nosferatu, da AlmapBBDO para Getty Images, finalista em duas categorias, considerado uma boa ideia de Craft,  não chegou a Leão. 

O outro concorrente a GP foi “We’re the Superhumans”, da Blink para o Channel4. O trabalho, um dos favoritos esse ano no festival, obteve críticas de alguns integrantes do júri ao ser analisado mais detalhadamente, e não foi considerado perfeito em todos os seus aspectos como “Territory”. 

Roberto Coelho, sócio da Satelite Áudio e jurado brasileiro, diz que o trabalho é um grande estímulo para a propaganda. Foram analisadas cerca de 2.400 peças. 

“Gostei muito de SuperHumans, mas algumas pessoas acharam algumas peças da campanha longas e analisaram aspectos que acabaram não deixando que a campanha levasse o GP.  A liberdade que se vê nos trabalhos em Film Craft torna a categoria maravilhosa”, comentou o jurado, que apesar do cansaço saiu da experiência encantado.

Ele chamou a atenção para outros trabalhos de Craft excepcionais como “My mutant brain”, da MJZ/Black Frame para Kenzo, ou ainda “Ostrich”, da Leo Burnett de Chicago para a Samsung, e ainda “Lo & Behold”, da Pereira & O’Dell para Netscout, todos ganhadores de Leão de Ouro na competição. 

 

 

https://youtube.com/watch?v=2RbRxm_deKI