Eduardo Lima, presidente do CCSP: Clube prepara novo festival em 2013

No ano em que a publicidade brasileira arrematou 80 Leões em Cannes, conquistou 18 prêmios no Clio Awards e emplacou 14 trabalhos no anuário do D&AD, qual o balanço da criatividade brasileira em 2012? Para Eduardo Lima, presidente do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), as agências brasileiras “acordaram” para a publicidade integrada. A participação notória do país em festivais mundo afora é o termômetro do desempenho nacional, indica.

“O Brasil acordou para a nova propaganda mundial, a era digital e integrada”, diz Lima, também diretor-geral de criação da F/Nazca S&S. “O país estava muito voltado para as soluções tradicionais, principalmente em mídia impressa, tanto que sempre teve destaque fantástico nessa área. Ela ainda é muito importante, mas a criatividade nacional começa a englobar pacote integrado onde não há somente as mídias tradicionais”. 

Ao olhar para os resultados de 2012, o Clube de Criação de São Paulo já projeta o ano de 2013. A entidade está planejando a nova edição do Festival do CCSP, que reuniu, em setembro deste ano no Memorial da América Latina, em São Paulo, convidados de áreas diversas, que extrapolam o universo da criação. “O que fizemos em 2012 com o festival é um caminho sem volta. No ano que vem, queremos cristalizar esse formato e estamos na fase de planejamento”, afirma.

A fórmula será a mesma: combinar profissionais de áreas distintas com lideranças do mercado de publicidade. Nomes como o fotógrafo Bob Wolfensen, o chef Alex Atala, o cineasta Heitor Dhalia e a atriz Alice Braga deram o tom da renovação do evento em 2012. Convidados de peso do mercado publicitário, como Fábio Fernandez (F/Nazca), Marcello Serpa (AlmapBBDO) e Washington Olivetto (WMcCann) trouxeram  suas experiências para o palco.

Ao todo, 3 mil pessoas atenderam ao encontro, que durou três dias. “Agora estamos muito voltados para o festival, é ele o carro-chefe do Clube de Criação. É um caminho sem volta”, diz Lima. Em 2013, o evento será antecipado para agosto e continuará no Memorial da América Latina. “Nossa obrigação é fazer com que ele faça parte do calendário oficial de São Paulo. Projetamos que, a partir do quarto ano nesse formato, conseguiremos fixá-lo oficialmente”.

Nomes estão sendo sondados e o primeiro objetivo é fechar as cotas de patrocínio. A parceira de realização Geo Eventos será mantida. Já o anuário do CCSP está em processo de finalização e deve ser publicado no início de março de 2013.