Com os resultados do festival Lions Entertainment divulgados nesta sexta-feira (24), o total parcial de Leões do Brasil subiu para 86 até o momento. Eles representam trabalhos de 18 agências.
O volume alcançaria 88, mas após uma polêmica com um trabalho criado pela Bayer, premiado com Leão de bronze em Outdoor Lions, a AlmapBBDO decidiu pedir a retirada de todas as inscrições feitas no festival para o referido anunciante e assim, ela consequentemente abre mão de dois Leões de bronze – o de Outdoor, para a série “mov/doc/MP3”, e um conquistado em Print & Publishing Lions, para a série “Box/Careca”.
Nesta sexta-feira (24), O Brasil ganhou um Leão de ouro e um de bronze na competição Entertainment Lions For Music, respectivamente com trabalhos da AKQA e da AlmapBBDO. O país não foi premiado na competição Entertainment Lions. Neste penúltimo dia do festival, o Brasil também classificou dois comerciais finalistas em Film Craft Lions, dois cases em Titanium Lions e uma campanha em Integrated Lions. O Cannes Lions 2016 termina amanhã com as premiações de Film Lions, Film Craft, Titanium e Integrated Lions. Confira a relação dos shortlists.
A AlmapBBDO continua na liderança de número de Leões entre as agências brasileiras, com um total de 18 prêmios. Em segundo lugar (veja tabela abaixo) está a J. Walter Thompson, com 12. Na sequência, entre as mais premiadas, com sete Leões cada uma, aparecem a Africa, Y&R e DM9DDB.
O total parcial de 86 Leões Brasil reúne dez de ouro, 22 de prata e 54 de bronze. Cinco do total de Leões é do festival Lions Health. Nos resultados do Cannes Lions, são 17 de Outdoor Lions, 13 de Print & Publishing, nove de Cyber Lions, oito de Mobile, sete de Design, seis de Media Lions, quatro de Creative Data, quatro de Direct, quatro de Radio Lions, três de Promo & Activation, três de PR Lions, dois de Entertainment Lions For Music e um da estreante Digital Craft. Entre as competições encerradas até agora, o Brasil não conquistou Leões em Creative Effectiveness, Glass Lions, Innovation Lions, Entertainment Lions e Product Design Lions.
Em 2015, o Brasil encerrou a participação no festival com 108 Leões. Mesmo se o país obteve 100% de aproveitamento de todas as peças classificadas nos shortlists de Film Lions, Film Craft, Titanium Lions e Integrated Lions, que serão revelados neste sábado (25), o total de Leões brasileiros chegaria a 91, ou seja, 17 a menos do que os conquistados em 2015.
Confira aqui a relação dos 86 Leões brasileiros de 2016 conquistados até o momento.
Agência |
Ouro |
Prata |
Bronze |
Total |
ALMAPBBDO |
4 |
5 |
9 |
18 |
J. WALTER THOMPSON |
– |
3 |
9 |
12 |
Y&R |
1 |
2 |
4 |
7 |
AFRICA |
– |
1 |
6 |
7 |
DM9DDB |
— |
— |
7 |
7 |
FCB |
2 |
2 |
2 |
6 |
GREY |
– |
1 |
4 |
5 |
OGILVY |
– |
2 |
2 |
4 |
W3HAUS |
– |
1 |
3 |
4 |
AKQA |
1 |
– |
2 |
3 |
F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI |
1 |
1 |
1 |
3 |
HAVAS LIFE |
1 |
1 |
– |
2 |
LDC |
– |
1 |
1 |
2 |
LEW’LARA/TBWA |
– |
1 |
1 |
2 |
LEO BURNETT TAILOR MADE |
– |
– |
1 |
1 |
WMCCANN |
– |
– |
1 |
1 |
F.BIZ |
– |
1 |
– |
1 |
TRIUNFO SUDLER |
– |
– |
1 |
1 |
TOTAL |
10 |
22 |
54 |
86 |
Para acompanhar a cobertura completa do Cannes Lions, acesse o hotsite do PROPMARK.
Nota atualizada