Confirmando sua tradição e boa performance em mídia impressa nos festivais, o Brasil foi o país mais premiado em Gráfica, com um total de 29 prêmios, no El Ojo de Iberoamérica 2013, que termina nesta quinta-feira (7), em Buenos Aires. O mercado brasileiro conquistou oito ouros, 11 pratas e 10 bronzes na categoria. Este ano, o júri de Gráfica do El Ojo não concedeu nenhum Grand Prix. “Não houve nenhum trabalho que consideramos que fosse merecedor de GP”, avaliou Antonio Montero, diretor-geral de criação da Grey Espanha e presidente do júri de Gráfica.

Os ouros brasileiros foram para “Views”, da AlmapBBDO para Bayer; “Fox”, também da Almap para Volkswagen; “Florence”, da Ogilvy para Dove; “97th Birthday”, da Ogilvy para Band Sports, “Amplificador”, da JWT para Coca-Cola; “Não se pode confiar”, da Almap para Volkswagen; “Cardboards”, da Ogilvy para Band Sports e “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove.

Via pública

Em Via Pública, o Brasil conquistou 14 prêmios, sendo cinco ouros, quatro pratas e cinco bronzes. Também não houve Grand Prix na categoria este ano. Os ouros brasileiros foram para “Escritório”, da Y&R para LG, “Florence”, da Ogilvy para Dove; “Fas imortais”, da Ogilvy para Sport Club do Recife; “A loja vazia”, da Loducca para Shopping Villa Lobos; e “Luna”, da Giovanni+Draftfcb.

Campanhas integradas

Na categoria Campanhas Integradas, o mercado brasileiro conquistou três prêmios, de um total de sete concedidos pelo júri, liderado por Rui Branquinho, vice-presidente de criação da Y&R. Os prêmios brasileiros são: “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, que recebeu ouro; “Fãs imortais”, da Ogilvy para Sport Club do Recife, que conquistou prata; e “Superfórmula para lutar contra o câncer”, da JWT para A.C. Camargo Câncer Center, que também ganhou prata. “Não vimos muitos trabalhos novos, o que por um lado é frustrante, mas por outro lado confirma a qualidade das campanhas da região”, disse Branquinho. Também não houve GP na categoria.

Em Tercer Ojo, o Brasil também ganhou três prêmios. “Superfórmula para lutar contra o câncer” conquistou prata; “Fãs imortais recebeu ouro e “Retratos da real beleza” levou prata. No total, o júri presidido por Rui Branquinho concedeu oito prêmios e nenhum GP.

Rádio

Em Rádio, o país conquistou oito prêmios, sendo três ouros, quatro pratas e um bronze. A Y&R recebeu ouro com “Corredor”, criado para o energético TNT, uma prata com “Nadador”, também para TNT, e um bronze com “Beethoven” para Danone. A Ogilvy conquistou três ouros com “Have you ever really loved a woman?”, “The number one” e “Somebody that I used to know”, todos criados para Billboard. A Borghi/Lowe ganhou duas pratas com “Homem” e “O”, ambos elaborados para Anador.