O Brasil conquistou três Yellow Pencils (Lápis Amarelos) do D&AD 2015. O resultado da premiação foi revelado na noite desta quinta-feira (21), em Londres. O Brasil conquistou um total de 44 Lápis, que foram definidos na Judging Week da competição, realizada entre os dias 19 e 23 de abril. Além dos três Lápis Amarelos, foram conquistados 10 de Grafite e 31 de Madeira (veja relação abaixo).

O resultado deste ano é melhor do que o de 2014 quando o Brasil ficou com dois Lápis Amarelos. O D&AD 2015 fez mudanças nos critérios de premiação deste ano criando os Lápis de Grafite, equivalente a um prêmio de prata, que substituiu a classificação “Nomination” (ou finalista a prêmio) e os Lápis de Madeira, com valor de bronze. O prêmio Lápis de Madeira substituiu a distinção “In-Book” para trabalhos selecionados para entrar no anuário da associação inglesa.

O festival também concede o White Pencil (Lápis Branco) para os melhores trabalhos de cunho social inscritos na área Creativity For Good; e os Black Pencils Lápis Preto, para trabalhos que são incontestáveis e unanimemente considerados inovadores pelos júris. Na premiação em Londres foram concedidos 847 Lápis, sendo apenas cinco Lápis Pretos, quatro Lápis Brancos, 44 Amarelos, 207 Grafite e 587 de Madeira.

A R/GA, a AMV BBDO e a Leo Burnett London são as três agências mais premiadas do festival. Os cinco Lápis Preto foram concedidos para os cases “#LikeAGirl”, da Leo Burnett Toronto para Procter & Gamble, “Film4 Idents”, da 4creative para Film4, “G . F Smith”, da Made Thought para GF Smith, “Inglorious Fruits & Vegetables”, da Marcel Worldwide para Intermarché e “K9FM”, da Colenso BBDO para Mars.

Veja abaixo a relação de prêmios brasileiros:

 

BRANDED FILM CONTENT
“Wish you were here”, da Lobo para D&AD – LÁPIS DE MADEIRA
BRANDING
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac – LÁPIS DE MADEIRA
CRAFTS FOR DESIGN
“Initials”, da Casa Rex para Casa Rex – LÁPIS DE MADEIRA
“Soundlab (Container)”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica – LÁPIS DE MADEIRA
DIGITAL
“Intercâmbio”, da FCB para CNA (cat. Ferramentas e Utilidades Digitais) – LÁPIS AMARELO
“Somos todos macacos”, da Loducca para Neymar Jr. – LÁPIS DE MADEIRA
“ Intercâmbio”, da FCB para CNA (cat. Uso Inovador de tecnologia)- LÁPIS DE GRAFITE
“Últimos desejos da Kombi”, da Almap para Volswagen – LÁPIS DE MADEIRA
“Clássicos”, da Artplan para Orquestra Sinfônica Brasileira – LÁPIS DE GRAFITE
“Skip Ad Festival”, da Publicis para Sony – LÁPIS DE GRAFITE
DIRECT
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac – LÁPIS DE MADEIRA
“Últimos desejos da Kombi”, da AlmapBBDO para Volkswagen – LÁPIS DE MADEIRA
“Intercâmbio”, da FCB para CNA – LÁPIS DE GRAFITE
“Anúncio Protetor”, da FCB para Nivea – LÁPIS DE MADEIRA
“Spot contra o silêncio”, da Africa Rio para Anistia Internacional – LÁPIS DE MADEIRA
“Tatuadores”, da Ogilvy para Sol de Janeiro – LÁPIS DE MADEIRA
“Soundlab”, da F/Nazca S&S para Leica – LÁPIS DE MADEIRA
“Proud Whopper”, da David para Burger King – LÁPIS DE MADEIRA

FILM CRAFT
“Wish you were here”, da Lobo para D&AD – LÁPIS DE MADEIRA
“Todo mundo é gay”, da Neogama/BBH para Mix Brasil – LÁPIS DE GRAFITE
“100”, da F/Nazca S&S para Leica (cat. Fotografia) – LÁPIS DE GRAFITE
“100”, da F/Nazca S&S para Leica (cat. Production Design) – LÁPIS DE MADEIRA
GRAPHIC DESIGN
“Calendário”, da Africa para Procter & Gamble – LÁPIS DE MADEIRA
“Turistas”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca – LÁPIS AMARELO
“letras”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat – LÁPIS DE MADEIRA
INTEGRATED & INNOVATIVE MEDIA
” Últimos desejos da Kombi, da AlmapBBDO para Kombi/Volkswagen – LÁPIS DE GRAFITE
“Anúncio protetor”, da FCB para Nivea – LÁPIS DE MADEIRA
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac – LÁPIS DE MADEIRA
OUTDOOR
“Ângulos”, da AlmapBBDO para Volkswagen – LÁPIS DE MADEIRA
“Supporting Role”, da AlmapBBDO para Bauducco – LÁPIS DE MADEIRA
“Proud Whopper”, da David para Burger King – LÁPIS DE MADEIRA
“Corra, corra…”, da F/Nazca S&S para Mizuno – LÁPIS DE MADEIRA
PRESS
“Lettter Crashes” (Letras), da Leo Burnett Tailor Made para Fiat – LÁPIS DE MADEIRA
“Don`t make-up and drive”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat – LÁPIS DE GRAFITE
“Worth a lot more”, da AlmapBBDO para Volkswagen – LÁPIS DE MADEIRA
“It fits”, da da AlmapBBDO para Volkswagen – LÁPIS DE MADEIRA
“Espelhos”, da AlmapBBDO para Volkswagen – LÁPIS DE MADEIRA
RADIO ADVERTISING
“Spot contra o silêncio”, da Africa Rio para Anisitia Internacional – LÁPIS DE MADEIRA
SPATIAL DESIGN
“Livraria Cultura”, do  Studio MK 27 para Livraria Cultura – LÁPIS DE MADEIRA
PACKAGING DESIGN
“Proud Whopper”, da David para Burger King – LÁPIS AMARELO
WHITE PENCIL/CREATIVITY FOR GOOD
“Proud Whopper”, da David para Burger King – LÁPIS DE GRAFITE
“Intercâmbio”, da FCB para CNA – LÁPIS DE MADEIRA
“Tá no mapa”, da J. Walter Thompson para AfroReggae – LÁPIS DE GRAFITE
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac. – LÁPIS DE MADEIRA