Só se der tudo muito errado a partir desta quinta-feira (22) para o Brasil não ultrapassar o número de Leões que ganhou em 2016, quando foram conquistados 90 prêmios, além do Grand Prix de Agência do Ano para a AlmapBBDO. Até o momento, o país soma 88 Leões no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Os prêmios são de 25 agências brasileiras, além de um criado pelo departamento de comunicação da própria TV Globo, liderado pelo públicitário Sergio Valente. Das 24 competições do festival, falta a divulgação do resultado de sete delas: Digital Craft, Creative Effectiveness, Radio, Film, Film Craft, Titanium e Integrated.
A Almap é a agência brasileira mais premiada, com 20 Leões, sendo quatro ouros, dez pratas e seis bronzes. Depois vêm a Ogilvy, com 11; DM9 com nove; Grey oito; Africa sete; Y&R quatro; J. Walter Thompson, Publicis e Neogama, cada uma com três prêmios; FCB, NBS, Little George Ketchum e Talent Marcel, cada uma com dois. Tiveram um Leão cada a Lew’LaraTBWA; F/Nazca Saatchi & Saatchi; Havas Life; nova/sb; AKQA; BETC; Soko; Furf Design Studio; David; New 360; Aktuellmix; Z+, além da Globo.
O Festival de Cannes termina neste sábado (24), na Riviera Francesa. Até agora, as competições com mais prêmios brasileiros foram Print & Publishing, com 21 Leões, o melhor resultado dos últimos anos, e Outdoor, com 11 prêmios. Pela primeira vez, o país conquistou um Leão em Glass, com ‘Meninas Fortes’, da Ogilvy para Nescau. Outra categoria que teve um Leão inédito foi Product Design, com ‘Confetti Prosthetic Leg Cover, da Furf Design Studio, para Ethnos/ Confett . Outro recorde brasileiro foi em PR, com 10 Leões.