O Brasil conquistou uma Nomination e um In-Book na concorrida categoria White Pencil do D&AD 2014, patrocinada pela Unilever e presidida esse ano por Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy Brasil. A divisão porcura trabalhos que gerem um enorme e positivo impacto social, semelhante àquele criado pelas agências para suas marcas.
“Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, conquistou mais uma Nomination e pode tornar-se lápis amarelo ou mesmo preto, o cobiçado Black Pencil, só divulgado no dia 22 de maio, em Londres. O trabalho que conquistou In-book foi “Super Formula”, da JWT para A.C. Camargo.
O White Pencil é, essencialmente, uma categoria com a proposta de fazer o bem: ideias boas, por boas causas. Premia marcas ou ONG’s, mas a intenção é estimular mais marcas a fazerem o bem. Ramos acredita que seria bom separar Marcas de ONG’s, por exemplo, no ano que vem. “Muitas vezes começava-se a divulgar algo que era uma causa social típica. White Pencil deveria ser mais sobre marcas fazendo algo de bom para o mundo. Promovendo uma mudança de comportamento”, disse Ramos.
Nesta quinta-feira (27), último dia do D&AD, encerram-se todos os júris. Devem se encerrar já de noite as categorias de Mobile Marketing, Packaging (Embalagem), Branding, Radio e Music Videos. Espera-se prêmios brasileiros em Mobile. A categoria Graphic Design, que teve no júri o designer Gustavo Piqueira, da Casa Rex, encerrou-se no início da tarde a princípio sem prêmios para o Brasil, mas os números oficiais devem ser divulgados apenas nesta sexta-feira (28).
Writing for Advertising
Icaro Doria, diretor-executivo de criação da Wieden + Kennedy São Paulo, confirmou a conquista, pelo Brasil, de mais um In-Book, desta vez na área Writing for Advertising (Redação para Propaganda) – da qual o profissional atuou como jurado. O trabalho em questão é “Despedida da Kombi”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
O júri durou apenas o dia de hoje e, segundo ele, foi tranquilo e sem embates. Doria foi o único jurado cuja primeira língua não era o inglês. Foram ao todo escolhidas 22 peças, sendo sete Nominations e apenas 1 Lápis Amarelo.