Na guerra por espaço no ponto de venda (PDV), a Work Able Group, empresa especializada em soluções de trade marketing, afirma que se destaca quem tem promotores com bom relacionamento na loja. “Costumo dizer que a bagunça do PDV me gera uma oportunidade, porque se o meu promotor tiver um bom relacionamento na loja, ele consegue desenvolver um trabalho superior ao meu concorrente. Todos os espaços na loja são negociados. Se o meu promotor tem uma boa argumentação na loja, conhece muito bem os produtos, sabe como casar os produtos para vender de uma maneira mais eficiente, consegue aumentar espaço, consegue ponto-extra”, destaca Jonathan Dagues, CEO do Work Able Group.
Para o executivo, o Brasil ainda não está maduro na área de trade marketing e vê entre as grandes tendências do mercado externo a realidade aumentada. “O país tem muito ainda a desenvolver em gerenciamento de categoria, realidade aumentada em PDV, muitas coisas que podem ser feitas. O varejista brasileiro é bastante conservador, mas a realidade aumentada é uma grande tendência lá fora e deve chegar aqui”, ressalta.
Fundada em 1991, a Work Able começou um reposicionamento este ano, que consiste em conquistar mais clientes nas áreas de eletro e home. Com uma posição de destaque no setor de alimentos, tendo como clientes grandes marcas como Cargill, Itambé, Cereser, Wickbold e Brasil Kirin, a empresa entendeu que era hora de ampliar a atuação nas outras áreas. O resultado da estratégia é positivo, já que no primeiro trimestre a empresa conquistou as contas da Tigre, Weber Saint-Gobain e Akzo Nobel, controladora das Tintas Coral.
“A nossa força comercial estava muito focada no canal alimentar, onde a empresa tem uma posição de destaque. Este ano lançamos o direcionamento para ser o ano do home e do eletro, duas áreas que precisamos explorar. Quando a gente virou a chave, entramos em grandes concorrências. Tive a surpresa agradável de fechar três grandes players de home no primeiro ano em que mudamos a meta. E estamos em grandes concorrências de eletro”, conta.
Hoje, a Work Able tem cinco mil pessoas no PDV, com atuação nacional. A empresa possui filiais em Campinas (SP), Bauru (SP), Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, e prepara a inauguração da nova unidade no Rio de Janeiro. Em 2012, a empresa declarou faturamento de R$ 110 milhões, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. “Temos projeção de crescimento de 25% este ano”, revela Dagues.