Trabalhos expostos para o júri do D&AD 2015A publicidade brasileira conquistou seis Lápis do D&AD 2015 no primeiro dia de resultados da Judging Week, que acontecem em Londres até a próxima quinta-feira (23).  São cinco de Press e um na área de Rádio.  Em mídia impressa, os prêmios são da AlmapBBDO, que conquistou três Lápis, e da Leo BurnettTailor Made, que ficou com dois. O único Lápis brasileiro com trabalhos para rádio é “Spot contra o silêncio”,  inscrito pela DM9Rio, hoje Africa Rio, e criado para a Anistia Internacional.

Os prêmios de Press são os seguintes:

“Lettter Crashes” (Letras), da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

“Don`t make-up and drive”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

“Worth a lot more”, da AlmapBBDO para Volkswagen

“It fits”, da da AlmapBBDO para Volkswagen

“Espelhos”, da AlmapBBDO para Volkswagen

A organização do festival só vai revelar a distinção dos Lápis na cerimônia de premiação, marcada para o próximo dia 21 de maio, também em Londres. Os prêmios são Lápis de Madeira (equivalente a bronze), de Grafiti (prata) e Amarelo (ouro). Lápis Amarelos com relevância para questões sociais podem virar Lápis Branco. O festival concede ainda o Lápis Preto para trabalhos considerados inquestionáveis em termos de inovação.

Além dos júris de Press e Radio Advertising,  o D&AD 2015 também concluiu a avaliação dos trabalhos inscritos em Writing for Advertising, competição na qual o Brasil não tem prêmios.

Até o momento, com o resultado dos três júris foi concedido um total de 56 Lápis, sendo 28 em Press, 20 na área de rádio e oito em Texto. O Brasil, até o momento, está em segundo lugar, empatado com a África do Sul, com seis Lápis. Em primeiro lugar, com 11 Lápis, está o Reino Unido. A Nova Zelândia aparece em terceiro, com cinco Lápis, e os Estados Unidos, em quarto lugar, com quatro prêmios até o momento.