Com um Leão de prata – “Batida”, da Y&R para a Peugeot – e cinco de bronze, o Brasil conquistou seis Leões em Mobile no Cannes Lions 2013. O número é o dobro de 2012, quando a área estreou no festival. Um bom resultado, considerando que o número total de prêmios distribuídos aumentou apenas 10% neste ano: de 54 para 60.
O país também subiu no ranking da competição no comparado com 2012 – de quinto para terceiro lugar, apenas atrás de Estados Unidos, com 11 Leões, e Japão, com sete. Entre as agências brasileiras premiadas com bronze estão a Loducca, com dois Leões – ambos para “Legenda”, para Easy Way; Africa, com “Alerta bluetooth de fralda”, para a P&G; “Screenshot”, da AlmapBBDO para Audi; e DM9DDB, com “SOS por SMS” para Obra do Berço. O Grand Prix foi para as Filipinas, com “TXTBKS“, da DDB DM9Jaymesyfu para Smart Communications.
Rei Inamoto, CCO e vice-presidente da AKQA EUA e presidente do júri, destacou que os jurados foram “apaixonados nos debates e nas discussões” e que os cases que levaram Leão ilustram a natureza dinâmica da indústria. “Eles provam que mobile é a mídia mais progressiva hoje. Todos têm um dispositivo móvel”, disse.
Inamoto revelou que o Grand Prix, dado para uma ação rodada em feature phones, celulares com poucos recursos, dividiu o júri. “Ele é quase controverso, não é muito tecnológico. Ficamos pensando se não estaríamos voltando no tempo”. Contudo, a ideia de utilizar os aparelhos celulares para levar material didático para escolas das Filipinas, onde a renda de muitas famílias é menor que o preço dos livros, chamou a atenção do júri pela simplicidade.
“A grande maioria das ideias mobile que vemos no festival não rodam em 90% dos celulares no mundo hoje. O GP mostra uma solução aplicável no mundo todo”, disse Michel Lent, diretor da Pereira & O’Dell Brasil e jurado do país na área. Ele também destacou que o júri reconheceu ideias para resolver problemas. “Mobile não precisa ser a coisa mais tecnológica. Você pode ser inovador em outros dispositivos e não ser supermoderno”.
Ao todo, a área distribuiu 60 Leões, para um diverso conjunto de países, entre Japão, Estados Unidos, África do Sul, Tailândia, Suécia, Reino Unido e China.
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