'Retratos da real beleza', da Ogilvy para Dove, levou dois Leões de ouro

O júri do PR Lions confirmou nesta segunda-feira (17) não só um, mas dois Leões de ouro para ”Retratos da real beleza“, da Ogilvy para Dove. A agência, cuja criação é comandada por Anselmo Ramos, ainda levou mais um ouro na área com “Fãs imortais“, para o Sport Club Recife – conquistando assim metade dos seis troféus do Brasil na competição.

O país também teve três Leões de prata na área: “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba; “Tweet censurado”, da DM9DDB (Rio) para a Anistia internacional; e “Área desmatada”, da Grey141 para o WWF. Esta é a melhor participação brasileira na área desde que ela foi criada, em 2009. O jurado brasileiro é Andrew Greenlees, vice-presidente da CDN.

Dove foi o mais forte concorrente ao Grand Prix ao lado do vencedor, “Dumb ways to die“, da McCann-Erickson Melbourne para Metro Trains. Segundo Greenlees, só não levou porque não teve resultados tão amplos quando a campanha australiana, cuja “causa” também foi considerada mais nobre. Trata-se de uma campanha de serviço público que, de uma simples mensagem para reduzir os acidentes nos trilhos dos trens acabou se transformando numa campanha de proporções globais contra acidentes em geral, falando com diversos públicos ao mesmo tempo.

“Sem dúvida campanhas de engajamento que se utilizam de mídias sociais são uma tendência, isso ficou muito claro. Dove perdeu em resultados, e pelo fato de ser uma marca já forte, com histórico de ações de grande criatividade”, disse Greenlees.

Com 12 Leões cada, Reino Unido e Alemanha lideraram a área de PR no Cannes Lions 2013. Os britânicos saem da Riviera com três Leões de ouro, dois de prata e sete de bronze, enquanto a Alemanha levou um de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Em seguida vem e Austrália, com o GP da área, e mais um de ouro, três de prata e três de bronze – oito no total, mesmo número que os EUA, com seus três Leões de ouro, dois de prata e três de bronze.

Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.