A Ambev inaugura nova linha de comunicação, ainda com o eterno garoto-propaganda Zeca Pagodinho, para Brahma. Desta vez, Nizan Guanaes, presidente da Africa, participou diretamente da criação, compondo um jingle para a campanha que lança no mercado a figura do “Brahmeiro”. Não, ele não é barrigudo e nem um bêbado que vive sentado na mesa de um bar. Ao contrário: o “Brahmeiro” descrito na campanha é a tradução do povo brasileiro (rima inclusive usada no refrão do jingle). Mesmo sendo pobre e batalhador por enfrentar a rotina estafante de trabalho, ele não perde a felicidade e o prazer de comemorar com os amigos. E é na comemoração, a apoteose do comercial, que aparece a marca Brahma e quando surge finalmente o garoto-propaganda misturado com o povo.

A nova campanha, que estréia com 60 segundos de duração, começa com cenas do dia a dia de diferentes trabalhadores comuns – padeiros, chefes de cozinha, engenheiros e outros. Cada cena traz uma estrofe do jingle, cuja letra procura comunicar os valores da população como família, amigos e trabalho até chegar o momento em que diz: “E no final daquele dia duro de batente/É a hora da minha Brahma que também sou gente”. Aí explode finalmente o refrão que identifica o “brahmeiro” com o brasileiro. Ao final, o slogan: Brama. Todo mundo ama”. O “Aprecie com moderação” encerra o comercial.

A campanha da Africa também  prevê novos filmes ainda sem data de veiculação definida. Complementam a ação, anúncios em impressos, internet, mídia exterior, spots em rádios e ações em pontos-de-venda.  Os valores de investimentos, como de praxe, não foram revelados. A Brahma detém 30,4% de participação no mercado em São Paulo, 12,5% no Rio de Janeiro e 18% no Brasil, segundo dados AC/Nielsen de janeiro de 2008.