Depois de dois anos como diretor de criação associado da Energy BBDO, em Chicago (EUA), o brasileiro Fernando Passos dá um passo importante em sua carreira internacional. A partir de agora, ele responde como diretor de criação ao lado de Dan Carlos McCormack, dupla de Passos na agência.
O publicitário ficou sete anos na Ogilvy Brasil, onde trabalhou diretamente com a criação. Em seu portfólio, acumula, por exemplo, a premiada campanha ‘Carequinhas’, da Ogilvy para o Graac. De acordo com Passos, as mudanças foram grandes ao trocar o Brasil pelos Estados Unidos. “Aqui tudo acontece em uma velocidade e ordem distintas do Brasil. Não quer dizer que é melhor ou pior, mas precisamos ter paciência e continuar tentando sempre, porque uma hora encontramos boas oportunidade e envolvemos todos da agência”.
Para se adaptar, Passos confiou na criatividade brasileira. “A paixão do brasileiro por propaganda e a audácia de querer fazer algo sempre maior, de fato, me ajuda muito e contagia os ‘gringos’”, explica o criativo. “Como diretor de criação, eu e meu dupla não temos uma conta específica, vamos continuar trabalhando com projetos especiais para nossos clientes e novos negócios”.
No Cannes Lions 2017, Passos e a Energy BBDO conquistaram dois Leões de Prata e dois Leões de Bronze para Bayer Aspirina. Além disso, a agência teve dois shortlist para a ONG local “Off The Street Club”. Neste trabalho, Passos assina como diretor do filme, que mostra uma sessão real de terapia com veteranos de guerra. Ao todo, a agência conquistou seis Leões nesta edição da premiação.