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Ao pensar na nação húngara, se você estiver com a cabeça na Copa do Mundo, talvez lhe venha na memória o craque do passado Ferenc Puskas, um dos maiores jogadores de todos os tempos. Mas o país, que não está no mundial de futebol neste ano, pode se orgulhar de ter conquistado um prêmio em outra competição importante em junho de 2018: o Cannes Lions. A campanha “The Fastest Spot” ganhou um Leão de prata, além de duas shortlists, na categoria rádio do festival internacional de criatividade, .

O case, criado para a companhia de entregas Fedex, se autodenomina o spot mais rápido da história da empresa. Para isso, considerando que 93% dos millennials ouvem música com fones de ouvido, de acordo com o comScore, a ação utilizou um método de gravação de áudio binaural. A técnica usa dois microfones para enviar sons diferentes para os canais esquerdo e direito do fone. Um dos lados reproduz o nome do Fedex e o outro o do concorrente. Adivinha qual é o mais rápido? A assinatura do spot dá a resposta: “veja que a FedEx é sempre a mais rápida”. Ouça:

O curioso é que o trabalho de comunicação, veiculado no Spotify, é uma experiência auditiva que só pode ser apreciada e compreendida usando fones de ouvido. O motivo? A Fedex queria abordar o público da nova geração com uma experiência que passasse o conceito de velocidade e a eficácia de seus serviços em comparação com os concorrentes.

O mais interessante da história é que na equipe  de criação está o diretor de criação e redator brasileiro André Felix. “Não é segredo que a atenção dos millennials vem diminuindo ao longo dos anos, junto com a paciência deles. São jovens que se tornaram quase imunes à publicidade invasiva e fora do contexto. Por isso, é muito difícil segmentá-los em seu mundo acelerado e chamando a sua atenção”, explica o publicitário.

Além do Leão em Cannes, neste ano a mesma campanha também ganhou um Wood Pencil no D&AD, um dos festivais mais criteriosos da propaganda mundial. Com a ajuda de Felix, inclusive, o anunciante conquistou outro Lápis de Madeira no festival inglês, com o case Get Mesmerized, dobrando o número histórico de prêmios do país, de dois para quatro. 

Na Riviera Francesa, o resultado foi tão expressivo para a propaganda hungara que grande parte da equipe da agência White Rabbit viajou de Budapest até a Côte d’Azur apenas para comemorar o prêmio e, claro, tirar uma foto do case, exibido no painel digital gigante do lado de fora do Palais des Festivals. 

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