Consumidores apontaram que pretendem gastar mais no Natal de 2013 com presentes

 

O Natal terá mais presentes e produtos mais valiosos para boa parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), divulgada nesta terça-feira (19), 41% da população nacional pretende gastar mais na data comemorativa. O ticket médio de cada presente cresceu 29%, passando de R$ 86,59 para R$ 111,39 por item, e o número de produtos comprados por pessoa também evoluiu de 4,1 para 4,4 presentes.

Os motivos desse aumento, tanto no gasto geral quanto no valor individual de cada item, são principalmente o recebimento do 13° salário (29%), o aumento do número de pessoas presenteadas (19%) e um incremento no próprio salário (15%). De acordo com o estudo, a situação financeira de 57% dos entrevistados melhorou em 2013 em relação a 2012, enquanto 25% permanecem no mesmo patamar e 18% perceberam uma piora em suas finanças.

Quem dá e quem recebe

De acordo com o estudo, mais de dois terços da população brasileira (67%) irá presentear alguém neste Natal. A porcentagem é mais elevada entre as mulheres (76%), usualmente as responsáveis pela compra dos presentes familiares, em relação aos homens (58%).

Elas também recebem mais presentes. Embora os filhos dominem a estatística de presenteados (70%), seguido do marido/esposa (47%), 41% dos entrevistados afirmaram que irão agraciar a mãe com um item no Natal, enquanto apenas 19% irão comprar produtos para o pai.

Mudança no método

Tradicionalmente feita por meio da intenção de venda dos lojistas, desta vez a pesquisa de consumo no Natal foi realizada pelo comportamento de compra do consumidor. “Temos notado que faltou fundamento no que se comentava anteriormente sobre as intenções de compra no Natal. A pesquisa anterior era de expectativa de venda dos lojistas, geralmente mais otimistas em relação ao período”, afirmou o presidente CNDL, Roque Pelizzaro Junior. A pesquisa presencial foi realizada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).