O filme “A Glow of Happiness”, do criativo brasileiro Ricardo Wolff da BBDO Berlim, foi o vencedor do International Football Film Festival, na categoria curta-metragem. Considerado um dos principais festivais do cinema europeu, o evento aconteceu em Berlim e premiou, nesta segunda-feira (23), os melhores filmes do mundo sobre futebol. Com trilha sonora da produtora brasileira MugShot, o curta,  que também tem a participação do fotógrafo alemão Sven Schrader, concorreu com outros 200 filmes, de 16 diferentes países.

A produção mostra a saga de um torcedor que vive a melancolia de ver seus compatriotas, em tão pouco tempo, deixarem de comemorar a grande conquista da seleção alemã, na última Copa do Mundo. Interpretado por Karsten Cizmowski, o personagem espalha cartazes com imagens que retratam a alegria dos alemães durante a competição, após se ver sozinho no mesmo cenário poucos dias depois em que os jogadores da seleção foram aguardados por milhares de torcedores para celebrar a vitória.

“As novas gerações de alemães cresceram com certo remorso em relação a todos os problemas históricos que o país enfrentou, mesmo sem terem a menor relação com o que aconteceu. Vi que essa foi a primeira vez, desde a Copa de 2006, quando a Alemanha foi anfitriã do evento, que os nativos tiraram as bandeiras para fora da janela e demonstraram orgulho por sua pátria. Essa vitória foi motivo de uma explosão de alegria sem ser carregada de culpa. Mas, como o próprio filme mostra, uma alegria passageira. Daí o título: A Glow Of Happiness.”, comenta o diretor do filme, Ricardo Wolff, que é nascido em São Paulo e mora em Berlim há cerca de seis anos.