Edu Tibiriçá, da BossaNovaFilms: país tem evoluído com filmesEdu Tibiriçá, sócio e produtor-executivo da BossaNovaFilms, participa como jurado de um festival de publicidade pela primeira vez no Fiap 2014 (Festival Iberoamericano de Publicidade), que acontece entre os dias 28 e 30 de abril, em Miami. O profissional vai participar do júri de Técnicas de Produção Audiovisual e diz que para ele será uma grande responsabilidade.

“O Fiap evoluiu muito nos últimos anos, recolocando-se como um dos principais do mundo. Nos dias de hoje, já conhecemos quase tudo o que vai estourar nos festivais graças à internet. Ainda assim, espero avaliar grandes filmes e conhecer grandes cases dos mercados hispânicos e de língua portuguesa”, falou ele.

Apesar da tradição do Brasil em levar troféus em mídia impressa, Tibiriçá observa que o país também vem evoluindo muito na produção de filmes. “Basta ver o resultado dos filmes brasileiros nos últimos festivais internacionais. Estamos aumentando a qualidade e também a quantidade de filmes premiados. Creio que conheço praticamente todos os destaques da propaganda brasileira do último ano. Mas sempre temos filmes recentes que podem surpreender. E não podemos esquecer que o Brasil é o líder da nossa região, incluindo aí a região ibérica”, reforça.

Para ele, outros países também devem se destacar na área, principalmente a Argentina. “A Argentina sempre foi muito forte em filmes. Espero ver grandes filmes dos hermanos. Espanha, apesar da crise, está voltando a mostrar força nas suas produções. O mercado hispano-americano sempre teve grandes filmes. Peru, Chile e Uruguai também estão mostrando cada vez mais força”, indica Tibiriçá, que já produziu cerca de três mil filmes para as principais agências brasileiras.

Já para Flavio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R e que será jurado em Gráfica, o Brasil deve fazer bonito mais uma vez em mídia impressa. “Deixando a modéstia de lado, o Brasil tem tradição na mídia impressa, é soldado condecorado. Desenvolvemos ao longo dos anos uma qualidade técnica que é notória nos festivais. Tenho certeza de que o país vai fazer bonito mais uma vez nesta edição do Fiap”, afirma.

O criativo ressalta também a capacidade da mídia impressa de sintetizar ideias e conceitos. “Sempre acabo me surpreendendo com um novo ângulo de resolver um antigo problema”, conta ele. Em sua opinião, o Fiap provavelmente vai antecipar o clima de Cannes. “O Fiap é um festival importantíssimo para o mercado latino e, justamente pela época, acaba sendo encarado como um termômetro para Cannes sim. Torço para que o Brasil vá muito bem, claro”.

Flávio Casarotti, da Y&R: Brasil tem tradição em mídia impressaAlém de Tibiriçá e Casarotti,  integram o time de 11 jurados brasileiros no Fiap Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que presidirá o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Iberoamerica; Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, que vai liderar o júri de Criatividade Efetiva; Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, em Rádio e Promo; Alexandre Peralta, da Peralta Comunicação, em Inovação em Meios; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, em Internet; Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Fabio Seidl, vice-presidente de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, em Gráfica; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Brasil, em Relações Públicas e Imprensa, e Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios.

Palestras

O tema central dos seminários este ano é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Entre os palestrantes estão o brasileiro Rui Porto, CMO da Alpargatas para Havaianas e o magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation, holding que controla títulos como “The Times”, “The Sun” e “The Sun on Sunday”, além de Fox e Sky.

Em sua 45ª edição, o Fiap apresenta entre as novidades a área “Criatividade Independente em Redes Sociais”, que vai premiar as melhores ações independentes em redes sociais. Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da Península Ibérica que concorrem com suas peças.

Vale lembrar que os premiados no Fiap também contam pontos para o Gunn Report, maior estudo de publicidade do mundo, que avalia 46 festivais internacionais e locais.