Cinco empresários brasileiros especializados em mercados distintos (celebridades, produção de conteúdo, mídia e tecnologia) lançaram a Biobots, empresa de criação e desenvolvimento de produtos digitais, especialmente NFT e avatares, ambos conectados ao mundo paralelo digital, o chamado metaverso. O primeiro produto é a influenciadora virtual Satiko, second life da apresentadora Sabrina Sato.

A Biobots é uma Creative Code Tech, uma startup de criatividade e desenvolvimento de códigos de programação, que dá origem à produtos digitais. Além da tecnologia, a empresa terá como destaque a estratégia criativa do processo, com conteúdo e storytelling.

A empresa nasce com investimento de R$ 20 milhões e dois produtos para o mercado: a criação de projetos em NTFs, tokens criptográficos exclusivos, vendidos por blockchain, e a concepção de influenciadores virtuais, e avatares para marcas ou pessoas, atrelado a uma estratégia de gestão da vida digital dessas personalidades. No primeiro ano de operação, a empresa estima faturar R$ 50 milhões, saltando para R$ 200 milhões até 2023, com o valuation semelhante ao montante do faturamento.

A novidade chega em um momento em que o mercado ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo, segundo dados do site NonFungible. Só no primeiro semestre de 2021, o setor movimentou US$ 2 bilhões, montante mais de 20 vezes superior aos três meses anteriores e 131 vezes todo o dinheiro movimentado entre janeiro e março de 2020,

Ricardo Tavares, CEO da Biobots, fala sobre o momento do segmento no país. “O mercado de NFTs, avatares e metaverso ainda é novo para os brasileiros, mas observamos, por meio de pesquisas e estudos internos, que o país tem interesse em saber e aprender mais sobre o assunto. Nós entendemos o setor como uma extensão de games que é muito estabelecido aqui no Brasil e acreditamos que existem oportunidades ótimas para a empresa”, explica.

No caso dos avatares, a companhia também oferece serviços como animação, consultoria comercial, conteúdo digital e gerenciamento de redes dessas personalidades. A empresa já está em conversas avançadas com marcas nacionais e internacionais, além de celebridades.

Já para o NTFs, a companhia criou um algoritmo próprio para estruturar e desenhar, em parceria com os clientes, tokens criptográficos exclusivos, que incluem experiências para quem adquirir. Além do mercado brasileiro, a companhia nasce com um braço em Miami e em Portugal, oferecendo os mesmos serviços. A equipe está operando com 25 profissionais.