O Brasil estará muito bem representado no Festival of Media Latam 2015, que acontece entre 23 e 25 de setembro, no The Ritz-Carlton Key Biscayne, em Miami. O VP global de gestão de marca do Burger King, Fernando Machado, presidirá o júri da premiação, que ainda terá Paulo Sant’Anna, diretor-geral de mídia da DPZ&T, e Adrian Ferguson, VP de mídia da DM9DDB.
“Quando esse festival, que é um braço do europeu, começou, o mercado brasileiro não dava tanta importância para ele, mas, nos últimos três ou quatro anos, ele tem crescido. A relevância do festival vem de ele ser regional e exclusivo de mídia. Ele analisa estratégia e resultados com foco na mídia. Além de ser latino-americano. É a possibilidade de ver outras realidades de nossa região”, contou Sant’Anna.
A relevância do evento também foi destacada pelo jurado da DM9DDB. “Um evento como o Festival de Mídia deixa muito clara a relevância da nossa área no mercado. Estamos cada vez mais estratégicos e parceiros dos nossos clientes, e o festival atesta este momento da mídia. Acredito que os profissionais deste segmento estão cada vez mais criativos e com resultados ainda mais assertivos. Tenho uma grande e positiva expectativa em relação aos trabalhos que serão apresentados. O festival é uma das grandes inspirações para os mídias”, falou Ferguson.
O Brasil tem 14 trabalhos no shortlist da premiação, sete a menos que no ano anterior, e é o quarto país com mais trabalhos na lista, atrás de Estados Unidos, com 18, México, com 17, e Colômbia, com 16. A agência brasileira com mais campanhas na lista é a Africa, com quatro trabalhos para o Itaú Unibanco, seguida pela J. Walter Thompson, com duas, uma para AfroReggae e outra para Coca-Cola.
A redução no número de peças no shortlist se deve a uma diminuição no número de inscrições. “O budget das agências foi reduzido em função do momento econômico atual. Não é demérito do festival, é uma situação atípica que nos afeta e por isso talvez tenha caído um pouco”, disse Sant’Anna. Para o mídia, no entanto, isso não tira a importância do evento.
O tema do festival será o uso das mídias sociais pelas marcas. O evento dará espaço para influenciadores das redes sociais. O Brasil estará representado pelo apresentador Marcelo Tas e pela blogueira Alice Ferraz. O festival ainda terá a presença de Eduardo Becker, diretor de comercialização de mídias digitais da Globo, Anselmo Ramos, CCO da David, e Gustavo Diament, gerente-geral para América Latina do Spotify, como palestrantes.