Os diretores de criação, Rafael Genu, e de planejamento, Ricardo Coen, da VMLY&R Itália, acabam de assumir, respectivamente, as posições de Executive Creative Director e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) Strategy Leader, após a recente conquista do pitch Whirlpool para o grupo WPP, em disputa que durou cerca de 9 meses e envolveu os principais conglomerados mundiais de comunicação.
Eles vão liderar o time multidisciplinar montado pelo WPP para atender em 29 países as três principais marcas da Whirlpool Corporation: Indesit, Hotpoint/Bauknecht e a própria Whirlpool. O pool de agências inclui, além da VMLY&R, a Wunderman Thompson, VMLY&R Commerce (antiga Geometry), BCW (Burson Cohn & Wolfe – PR), Wavemaker (Media), Hogarth e potencialmente qualquer outra estrutura da holding britânica.
Rafael Genu iniciou sua carreira na Artplan, no Rio de Janeiro, e trabalhou 11 anos no grupo Saatchi & Saatchi, entre Rio, Paris e São Paulo. Tornou-se diretor de criação em breve passagem pela Wieden + Kennedy São Paulo e prosseguiu sua carreira em Milão onde atua desde junho de 2017 para clientes internacionais, como a marca de café Lavazza.
Ricardo Coen começou na propaganda na F/Nazca Saatchi & Saatchi. De lá, fundou sua própria consultoria – CRICA consulting -, com a qual realizou projetos de research design para JWT, W+K, GTB e Saatchi & Saatchi Itália. Em 2018 voltou a atuar dentro de uma agência global, a VMLY&R Milão, onde desenvolveu uma metodologia de brand assessment que ajudou na conquista de novos clientes multinacionais como British American Tobacco e Whirlpool, além de projetos de cross-selling para marcas como Danone e Lavazza