O Instituto QualiBest, que faz pesquisas online no país, realizou 3401 entrevistas com homens e mulheres de todo Brasil para traçar o comportamento do público em relação às Olimpíadas. De acordo com a pesquisa, os brasileiros estão bem informados em relação aos patrocinadores/apoiadores dos jogos. Quando perguntados de forma espontânea quais eram as patrocinadoras, as 10 marcas com retorno acima de 10% foram: Coca-Cola (58%), Bradesco (39%), Claro (22%), Visa (17%), Nissan (16%), McDonald’s (15%), Correios (13%), P&G (12%), Sadia (10%), Embratel (10%).
De forma estimulada, os respondentes escolheram mais de 10 marcas patrocinadoras e todos os números sobem: Coca-Cola (80%), Bradesco (66%), Visa (53%), Correios (47%), McDonald’s (46%), Samsung (46%), Claro (43%), P&G (40%), Nissan (39%), Globo (37%), Sadia (35%), Embratel (30%).
“Se fossemos fazer um ranking de posições do espontâneo com o estimulado, Visa e McDonald’s mudaram de posição e Coca e Bradesco mantiveram na mesma posição com números bem altos de lembranças espontâneas e estimuladas”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do QualiBest. Segundo o QualiBest, há ainda não patrocinadores que não investiram nada nas Olimpíadas e acabam pegando carona na lembrança estimulada, tais como Caixa (32%), Itaú (29%), Nike (27%) e Adidas (22%).