O Brasil foi bem representado durante o ano de 2012 na Archive, uma das principais publicações internacionais sobre criatividade na comunicação publicitária. O título divulgou nesta semana o ranking anual de aparições de trabalhos em suas páginas, conhecidas por um processo criterioso de seleção e válida para todo o mundo.
Entre as agências, a que mais apareceu na Archive no ano passado foi a AlmapBBDO, em quarto lugar, com 10 cases destacados. Outra brasileira no top 10 é a Africa, em oitava — empatada com outras sete agências, entre elas TBWAParis e Leo Burnett Londres —, com sete. A líder no ranking de agências é a BBH Londres, com 33, seguida por Publicis Conseil (Paris) e RKCR/Y&R (Londres), dividindo a segunda posição com 12 trabalhos cada.
Já entre os diretores de criação, o líder do ranking é Jeremy Craigen, da Adam & Eve DDB, de Londres, que aparece na ficha técnica de 15 cases emplacados na Archive. Entre os 10 mais bem avaliados estão também os brasileiros Humberto Fernandez e Rafael Pitanguy, ambos da Africa, dividindo a terceira posição com sete trabalhos; e Fernando Nobre (Borghi/Lowe) e Luiz Sanches (AlmapBBDO), ambos no oitavo posto, com seis trabalhos. Logo abaixo aparecem ainda, na 12ª posição, com cinco trabalhos cada, o copresidente da Africa, Sergio Gordilho, e o diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made, Guilherme Jahara.
A divisão por diretores de arte é liderada por Humberto Fernandez, da Africa, com sete trabalhos, e tem também os brasileiros Francisco Valle, da Perfil 252, em segundo com seis cases; e Marco Antonio do Nascimento, o Eddie, que integra o time da Y&R Praga, em sexto com quatro aparições. Já entre os redatores, a liderança também a brasileira, com Rafael Pitanguy (Africa) tendo colocado seu nome em seis trabalhos. A lista traz também Adriano Docconi (Perfil 252), Renato Simões (AlmapBBDO) e Rodrigo Senra (Neogama/BBH) dividindo a 10ª posição com outros 18 profissionais, cada um com três aparições.
Entre os fotógrafos, apenas dois brasileiros aparecem na listagem: o autônomo Marcus Hausser e Rodrigo Pirim, da Africa, ambos na nona posição, com três trabalhos cada. Já entre os ilustradores, Francisco Valle, da Perfil 252, lidera o ranking ao lado do chileno Ricardo Salamanca, da Salamagica, com quatro menções nas fichas técnicas. A produtora de filme que mais se destacou na Archive em 2012 foi a Ratting Stick, de Londres, aparecendo 11 vezes; enquanto o diretor de cena que lidera sua lista é Tim Godsall, da OPC (Canadá). O ranking e suas divisões por área e país podem ser conferidos no site da Archive.