Depois de anunciar a estreia da quarta temporada do The Voice americano, o Canal Sony, em parceria com a Delicatessen Filmes, divulgou o início do Breakout Brasil para o próximo dia 19. O programa multiplataforma, que também é um reality show musical, tem como objetivo destacar novos cantores e compositores da cena musical brasileira.
De acordo com o diretor executivo da Delicatessen, Zé Mangini, a atração é mais do que um simples reality, trata-se de um documentário sobre o processo de ensaio e composição de bandas de diferentes estilos musicais. Segundo ele, é um estudo sobre como uma canção é construída, como um arranjo toma forma, como um show é montado. O executivo afirmou que acredita bastante no projeto, mas ressaltou que produzir entretenimento no Brasil ainda é muito complicado. “Mesmo com o apoio da Ancine (Agência Nacional de Cinema), o mercado ainda tem que se adaptar e se aquecer muito para produzir mais conteúdo de qualidade. Ele ressaltou que os próprios anunciantes têm que buscar mais o entretenimento como alternativa de divulgar sua marca. “Claro que os tradicionais comerciais de 30 segundos em TV aberta sempre vão existir, mas a relação com o consumidor não pode se esgotar neste formato.”
Mangini acredita que é preciso se unir a projetos que tenham relação com o DNA na marca e tragam a proximidade com o consumidor, que está muito mais atento em buscar alternativas que tenham identificação com seu modo de vida. O Breakout Brasil tem como patrocinadores Smirnoff Ice, JBS e Ford.
O programa, que teve início na web para a escolha dos finalistas, terá oito episódios e será disputado por 12 bandas. A apresentação será feita pelo músico Edu K e pelo produtor musical Dudu Marote. Os competidores serão desafiados em provas e missões e terão de provar o talento para o júri formado pelos cantores Supla (Brothers of Brazil), Bianca Jhordão (Leela) e Lucas Silveira (Fresno).
O executivo lembrou que só entram na disputa canções originais, exclusivas. “No setlist, não tem espaço para covers.” A melhor performance poderá assinar um contrato para a gravação de um disco com a Sony.”