A comemoração do Dia Mundial da Água, no próximo domingo (22), tem um significado especial para a BRF, dona de marcas como Sadia, Perdigão e Batavo. A busca constante por uma gestão mais eficiente dos recursos resultou em uma queda de 600 milhões de litros no volume total de água utilizado pelas suas unidades em 2014.

O resultado é fruto de um aprimoramento constante dos esforços para cumprir com exigências, normas e políticas internas e externas relacionadas à gestão ambiental. No total, cerca de R$ 210 milhões foram investidos em pesquisa, projetos e operação dos sistemas de controle ambiental no ano passado. 

Entre os projetos bem-sucedidos de gestão consciente de água estão a captação de água da chuva, a conscientização sobre o uso responsável do recurso e melhorias de eficiência na produção industrial. O índice de captação de água das chuvas cresceu mais de 40% em 2014, ultrapassando os 92 mil metros cúbicos.

No caso do uso de águas superficiais, o consumo caiu mais de 6% no ano passado. Já o uso de fontes subterrâneas registrou queda de 15% e o volume oriundo de abastecimento público recuou 27%. Por meio dessas melhorias, a BRF reduziu o consumo específico (relativo à produção) de água nas plantas industriais em 4,2%.

Desde 2009, a empresa implanta projetos com foco nos processos produtivos, combinados ao aumento de eficiência ambiental. Em 2013, o processo de higienização da fábrica de Uberlândia (MG) teve o Lean – uma doutrina operacional ou um sistema de negócios que contribui para alinhar as ações que criam valor e realizar essas atividades sem interrupção – implementado, reduzindo o consumo de água nessa etapa e no restante da unidade. Em conjunto com outras medidas, a queda no consumo foi de 33%, para 11,8 mil litros/ tonelada. No período, houve economia de mais de um bilhão de litros de água.

Em 2014, a BRF replicou o Lean na higienização do setor de cortes de aves na planta de Toledo (PR), com redução de 25 milhões de litros de água por mês. Na unidade de Rio Verde (GO), a queda foi de 11 milhões de litros/mês e, em Francisco Beltrão (PR), o consumo caiu 14,3 milhões de litros/mês. 

Para 2015, a filosofia de produção enxuta chegará a outras fábricas, e a meta de redução de consumo anual chega a quase 3%. Além disso, a BRF está envolvida em ações de preservação ambiental e possui representantes nos Comitês de Bacias Hidrográficas das regiões em que suas operações estão localizadas.