A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, e a Marfrig anunciaram nesta quinta-feira (30) que negociam uma fusão. A transação, caso concretizada, dará origem a uma gigante global no ramo de alimentos, já que a BRF é líder na produção de carne suína e de frango no Brasil e a Marfrig é vice-líder mundial em carne bovina, atrás apenas da JBS.
Segundo comunicado, as duas empresas terão prazo de 90 dias, que pode ser prorrogado por mais 30 dias, para aprofundar os estudos e definir os termos de um acordo final.
O texto diz ainda que “as premissas do negócio são de que a companhia resultante terá um elevado nível de governança corporativa, adotará políticas que busquem atingir grau de investimento (Investment Grade Rating) e que será administrada com base em princípios de integridade, qualidade, segurança e sustentabilidade.”
“Os termos preliminares da operação não prevêm nenhum desembolso de caixa, sendo baseado numa troca de ações que resultará na atribuição de 84,98% da participação acionária resultante aos acionistas de BRF e 15,02% aos acionistas da Marfrig”, continua o texto.
De acordo com a BRF, a avaliação é de que o negócio “representa complementaridade para as duas empresas nos mercados de atuação, diversificação geográfica e de proteínas e redução de riscos. A combinação de negócios pode colocar nova empresa na liderança nos mercados em que atuará.”
As empresas ainda não deram detalhes sobre a estratégia de comunicação e a manutenção ou extinção de alguma de suas marcas.