Uma das maiores exportadoras de proteína animal do mundo e dona de marcas como Sadia e Perdigão, a BRF registrou lucro líquido de R$ 461,6 milhões no primeiro trimestre de 2015, resultado 42,8% superior em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o Ebitda consolidado chegou a R$ 951,1 milhões.

Segundo a empresa, os números positivos são consequência de mudanças estruturais e de estratégias adotadas nos últimos dois anos, aprofundadas no início de 2015 com a reorganização da gestão da companhia, agora mais descentralizada, com maior poder de decisão nas pontas do negócio e foco cada vez maior no consumidor.

No Brasil, porém, houve contração no crescimento dos resultados. O Ebit no país ficou em R$ 306,1 milhões, uma redução de 19,5% na comparação com os três primeiros meses do ano anterior. A razão é o impacto sofrido por despesas operacionais, como investimentos em marketing e trade marketing, e também devido a despesas extras não recorrentes, tais como reestruturação, greve de caminhoneiros e alterações tributarias.

A BRF afirma que está atenta às características atuais do cenário econômico brasileiro, como alta da inflação e queda do crescimento do PIB. Além disso, explica que projetos já iniciados no começo de 2015 pretendem melhorar a eficiência da operação da companhia no país. Também revela que, a partir de julho, a empresa voltará a comercializar produtos da marca Perdigão que estão suspensas desde 2012, como presunto e linguiça curada. A Perdigão é hoje responsável por 19% de todo o volume comercializado nos mercados de alimentos processados e congelados, participação que a posiciona como a segunda marca mais consumida do país.

Em termos globais, mesmo com a instabilidade de mercados importantes para a empresa, como Venezuela, Rússia e Angola, a BRF declara que segue com seu processo de expansão em linha com o plano estratégico de acessar mercados locais, fortalecer as marcas e expandir o portfólio de produtos. Exemplos disso são as joint ventures com a SFI, em Cingapura, e com a Invicta Food Group Limited, no Reino Unido.