A segunda palestra de hoje (15) na 22.a Semana Internacional de Criação Publicitária recebeu Brian Collins, chief creative director e chairman da Collins/Design Research, de Nova York (EUA). O convidado da McCann Erickson falou sobre “Design – quem precisa disso?”. Entre alguns cases importantes desenvolvidos pela sua empresa, destacou os criados para a marca Hershey’s, Dove Canadá e BP (empresa sediada no Reino Unido que opera no setor de energia, sobretudo petróleo e gás).
Segundo o executivo, “o raciocínio da propaganda está mudando. A propaganda convencional interrompe as pessoas (seja na TV, no jornal, nas revista). O design, ao contrário, entende o que as pessoas querem”. Para o criativo, pessoas com menos de 30 anos não conseguem visualizar esse mudança, que consiste, entre outras coisas, em um negócio que “nos faz procurar por problemas. Temos que, cada vez mais, procurar problemas para resolver, não receber o problema que o cliente acha que tem. Precisamos buscar mais”, disse Collins.
Outro ponto destacado pelo norte-americano foi em relação às grandes idéias. Segundo ele, as pessoas deveriam se preocupar menos em encontrar “a grande idéia” e buscar mais pequenas idéias e encontrar coisas significativas nelas. Para Collins, é importante que a agência não comunique simplesmente a história da empresa, da marca, mas que faça as pessoas experimentarem, provarem.
Para finalizar, o empresário reforçou de que em publicidade todo mundo precisa de design, pois, diferentemente da publicidade tradicional, todos que trabalham com esse nicho é criativo.
Claudia Pereira