A Router agora responde por IrisRouter. A agência de ativação se associou ao grupo britânico, que ingressa no Brasil por meio da nova parceria. Os valores e porcentagens da aquisição não foram informados, mas os sócios da empresa brasileira continuam na gestão da nova companhia. Com 14 escritórios em 10 países, a Iris encontrou no Brasil a porta de entrada para o mercado da América do Sul (uma filial no México também responde pela América Latina), não apenas no quesito negócio, mas também em relação ao DNA da companhia, que tenta sempre fugir da configuração rígida dos grandes grupos publicitários.
“Investimos na Router por seu potencial no mercado. Estudamos de sete a dez agências para uma aquisição aqui no Brasil e a Router foi a que mais se encaixou em nossa filosofia”, afirma Stewart Shanley, um dos fundadores da Iris, que surgiu em Londres no ano de 1999, referindo-se aos princípios de colaboração e criação que nortearam a expansão da agência, que tem uma meta ambiciosa: dobrar o faturamento em três anos. O executivo, que atualmente atua na divisão de Nova York, cogitou uma mudança de ares para o Brasil, mas manterá a gerência da IrisRouter nas mãos de seus fundadores, Daniel Prianti e Bruno Dollo.
Do lado dos gestores da antiga Router, o sentimento de aliança de cultura corporativa também foi fundamental. “A gente vinha olhando uma série de possibilidades e encontrou na Iris uma agência que tem muito a ver com o nosso DNA, que pensa inovação como questão central da empresa. Isso incentivou a parceria”, afirma Prianti. “O objetivo é uma possibilidade de oferecer melhor qualidade e talento para os clientes, e também dar mais possibilidades para o nosso time, ao se conectar a um network global independente você expande o nível de relacionamento e aprendizado”, ressalta o sócio-diretor. Segundo Prianti, a expectativa é de que os clientes provenientes da Iris global respondam por 30% do faturamento da filial brasileira.