A companhia aérea British Airways aparece no topo das marcas de consumo no Reino Unido, pelo segundo ano consecutivo. É o que indica a última pesquisa Consumer Superbrands, no qual a marca de luxo Rolex mantém a segunda posição.

A pesquisa anual, que é administrada pelo The Centre for Brand Analysis, se baseou nos votos de 2.500 pessoas e algumas figuras importantes da indústria para criar uma lista restrita de 1.500 marcas. Os fatores considerados incluem qualidade, confiabilidade e distinção.

“A British Airways manter o primeiro lugar é um grande exemplo de marca tradicional muito amada, focada na inovação e que investe para ser atraente e relevante”, disse Stephen Cheliotis, presidente do Superbrands.

A BBC subiu para terceiro lugar, enquanto a Microsoft subiu duas posições, ocupando o quarto lugar. Já a Nike saltou 11 lugares e agora está em quinto.

Entraram no top 20 o varejista John Lewis, a fabricante de brinquedos Lego, a marca de eletrodomésticos Dyson, o produto de limpeza Fairy, o sorvete Häagen-Dazs e a Virgin Atlantic, outra companhia aérea.

Cheliotis observou que, apesar do burburinho em torno das novas empresas de mídia, os consumidores preferem marcas estabelecidas. “As marcas mais jovens, como os gigantes de mídia social, estão à margem, provocando pequenos impactos se comparados à enorme batalha entre marcas confiáveis e tradicionais. Estas buscam permanecer relevantes e manter as suas posições entre as marcas de elite”, disse ele.

A Apple subiu no ranking, de 14ª para 10ª, e o Google escorregou da sétima para a 18ª. As marcas de uso doméstico de baixo custo também estão presentes no Top 20, incluindo Kellogg, fabricante de cereais matinais, Andrex, papel higiênico e Fairy, detergente. A gigante Coca-Cola caiu do terceiro para o 15º lugar.

Superbrands também promoveu uma pesquisa separada, pedindo que 2.000 profissionais de negócios citassem suas principais marcas para B2B. Mais uma vez, British Airways ficou na liderença, seguida da Apple e da Virgin Atlantic.

“É geral que o posicionamento ‘To Fly: To Serve’ e o foco diário em um serviço excepcional continuam ressoando entre as companhias aéreas”, disse Cheliotis.

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*Com informações do Warc