Desde 2013, a GRITO cuida da presença digital do consórcio BRT Rio. Nesse período, o monitoramento das redes sociais pela agência identificou que grande parte das reclamações dos usuários se referem, não ao serviço ou aos ônibus do consórcio, e sim a problemas causados pela má conduta de uma pequena, porém incômoda, parcela dos passageiros que usam o transporte público de forma inadequada. Os 10 comportamentos inadequados mais citados foram mapeados e deram origem à campanha “Bom de Busão”, que transforma objetos comuns em cantores de funk para abordar temas espinhosos de uma forma leve e divertida. Na ação, os objetos cantam: “Não seja vacilão, seja bom de busão”.
Na primeira fase, a roleta vira Miss Catraka e fala sobre o calote, os delimitadores de filas viram The Limitadores para falar sobre o respeito à fila, o spray de tinta MC Pintoso milita contra a depredação, o Poltronnaldo defende o uso correto do assento preferencial e a margarida Floritta propaga a gentileza no coletivo. Qualquer semelhança de alguns nomes de personagens com ídolos populares do funk não é mera coincidência.
Os personagens e suas mensagens já podem ser vistos e compartilhados no Facebook e no Twitter do BRT. A segunda fase estreia em dezembro e prevê novas personagens e os temas som alto no coletivo, lixo, assédio sexual, comércio irregular e volta da praia.
Usando a simpatia da ilustração e a linguagem popular do funk, a campanha espera sensibilizar parte dos passageiros que cometem deslizes e, principalmente, ganhar o compartilhamento e o apoio do restante da população, que é quem testemunha a maior parte dos atos e pode levar para a prática o discurso dessa turma boa de busão.
A campanha em breve também poderá ser vista nas estações e ônibus do BRT.
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