Quase 30 anos após a icônica vitória brasileira contra os Estados Unidos, na final do basquete nos Jogos Pan-Americanos de Indianópolis, em agosto de 1987, Oscar Schmidt terá a oportunidade de participar pela primeira vez de uma partida da NBA. O maior cestinha da história em Olimpíadas é protagonista de um projeto de branded content da Budweiser e ESPN com apoio da NBA Brasil. O lançamento oficial da ação foi feito nos estúdios da emissora, em São Paulo, no último dia 24.

Rodrigo Pirim/Divulgação

Schmidt participará do Jogo das Celebridades do All-Star Weekend, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, tradicional evento que reúne alguns dos mais talentosos e idolatrados jogadores da história da liga numa celebração global do esporte. O registro da experiência, bem como a narrativa com a trajetória do atleta será tema do documentário A Estreia, que será exibido em março pela ESPN, que também transmitirá com exclusividade a partida, no dia 17 de fevereiro.

“O Brasil tem cultura muito forte baseada no futebol. Sempre fizemos esforços para trazer outros esportes para o fã. Deixar que ele experimentasse novas modalidades, não só transmitir, mas realmente engajar. Ninguém gosta daquilo que não conhece: tem de explicar como funciona, contar histórias, e é o que a gente vem fazendo com o basquete”, afirma German Hartenstein, diretor-geral dos canais ESPN no Brasil.

Ao destacar aumento de audiência de 71% da NBA no Brasil, em comparativo com temporadas 2015/2016 e 2014/2015 nos canais ESPN, Fernanda Dibo, diretora de marketing da NBA no Brasil, reforçou a importância de Oscar para o basquete brasileiro. “A ESPN é a casa da NBA no Brasil e estamos muito felizes com esse projeto em parceria com a Budweiser. Já trabalhamos com a marca em projetos importantes de conteúdo, e acreditamos que assim conseguimos alcançar o coração do consumidor, reforçando nossos valores de paixão, intensidade e autenticidade. Ninguém no Brasil ajudou mais nessa missão de fazer as pessoas se apaixonarem pelo basquete como o Oscar”, justifica a executiva.

Patrocinadora oficial da NBA, a Budweiser não só viabilizará o projeto da ESPN, mas terá Oscar como seu garoto-propaganda em campanha de TV, ações em redes sociais, além de realizar promoções em bares e cinemas. A campanha é assinada pela agência Africa. Reforçando o conceito Deixe que Digam, a marca vai explorar a autenticidade e atitude do atleta, atributos que a empresa também compartilha.

“O esporte tem papel fundamental para a gente se conectar com nosso público por meio de valores. Budweiser existe para inspirar seus consumidores a serem autênticos, do seu jeito, sem as expectativas dos outros porque é assim que a gente faz há mais de 140 anos. Desde 1836, não mudamos a receita, a gente faz cerveja do mesmo jeito e queremos traduzir isso aos nossos consumidores”, fala Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser na ABInbev.

A autenticidade à qual a executiva se refere tem a ver com a história de Oscar na seleção brasileira. O atleta foi draftado pelo New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets) no sexto round do NBA Draft de 1984, mas decidiu não atuar na liga norte-americana porque, pelo regulamento da época, ele não poderia jogar simultaneamente pela seleção brasileira.

“Sempre fui um cara que não estava nem aí para o que falavam. Eu treinava muito e confiava nas minhas escolhas. Uma delas foi ter optado por não jogar na NBA, e isso foi bonito porque pude viver momentos incríveis jogando pela seleção brasileira naquela época. Agradeço demais por me proporcionarem esse projeto pelo esporte e já estou treinando muito porque quero ser o ‘MVP’ (melhor jogador) da partida”, brinca o cestinha.